27 de outubro de 2019

Chave de Leitura Bíblica

Em tempos em que o Palácio do Planalto está sendo turbinado pela Teologia da Prosperidade e pela Teologia do Domínio o Movimento Popular precisa ter clareza teórica teológica para enfrentar isso. Apresento uma proposta para estudar a Bíblia com o povo engajado nas lutas populares a partir da realidade da luta de classes que ocorre na sociedade. Uma Chave de Leitura da Bíblia a partir da realidade da luta de classes que forjou a Bíblia. A Bíblia é fruto do processo histórico da luta de classes e quer acabar com a sociedade de classes. Essa nova sociedade não capitalista e não classista Jesus Cristo chama de Reino de Deus e o AT chama de Terra Prometida.
Pode-se usar esse material para estudar com pessoas engajadas nas lutas populares e nas atividades da Igreja. Para estudar todo material precisa-se de cinco dias. Podem se reunir uma dia por mês ou um sábado à tarde das 14 horas às 19 horas até terminar o conteúdo.
Quem quiser utilizar o material pode copiar as imagens e colar no Power Point (só clicar na imagem ao visualizar que ela aumenta e copiar) ou usar direto da internet. Podem também fazer uma síntese se não disporem de tanto tempo. Essa leitura da Bíblia que aqui apresento não é uma leitura a partir da visão europeia de Deus, que é uma leitura feita a partir do homem (não da mulher) europeu branco rico patriarca colonialista escravocrata racista capitalista imperialista de tradição judaico-greco-romana. Essa leitura aqui é feita a partir de onde Jesus tem os pés fincados: na cruz do Gólgota; por isso não é uma leitura neutra. Leitura neutra da Bíblia não existe. Essa leitura tem lado e tem partido, o lado e o partido de Jesus Cristo que é o dos malditos crucificados hoje pelo capital.

Antes de começar a estudar este material baixe esse Guia Alimentar para a População Brasileira que a indústria de alimentos processados odeia
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf








































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário