27 de outubro de 2012

COLONIZAÇÃO DO EXTREMO OESTE CATARINENSE: Contribuições para a história campesina da América Latina



Paulo Ricardo Bavaresco
Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e Professor na Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Campus de São Miguel do Oeste. Santa Catarina. Brasil.  paulo@unoescsmo.edu.br

Resumo

A colonização do Extremo Oeste de Santa Catarina, região fronteiriça entre Brasil e Argentina, está marcada pelo empenho na conquista de suas fronteiras e pelo interesse da sua exploração econômica por meio das frentes de colonização, visando à riqueza de suas terras. Através da história da ocupação e colonização, observamos a cultura dos atores e as relações sociais durante os quatro ciclos econômicos: Pecuária, Erva Mate, Madeira e Agroindustrial, que ali se configuraram. Dessa forma, é possível chegar a uma visão realista da questão agrícola no Brasil, quando a opção nacional se faz por um modelo de produção agrícola equilibrado entre a grande agricultura de exportação e a proposta de incentivo à agricultura familiar. 
Palavras-chave: Ciclos Econômicos, Desenvolvimento Regional, Extremo Oeste, Paisagem, Região.



No histórico da disputa por terras, pelo Tratado de Madri de 1750, Portugal e Espanha deveriam definir os limites na região das Missões. Em 1759, comissários por parte dos Reis de Portugal e Espanha, exploraram a região e tomaram o rio Peperi-Guaçu como marco divisor entre as duas coroas. No Tratado de Santo Ildefonso, em 1881, os argentinos interpretaram que os rios que limitavam os dois países eram os rios Chapecó e Chopim, enquanto que os brasileiros entendiam como divisa os rios Peperi-Guaçu e Santo Antônio.
Apesar do Tratado de Santo Ildefonso, a questão dos limites entre os países permanecia indefinida. Foi somente no final do século XIX que Brasil e Argentina resolveram a questão dos limites territoriais, tempo suficiente para que o governo brasileiro enviasse expedições para lá a fim de expulsar o “gentio” e iniciar o povoamento da região, garantindo, assim, através da política do uti possidetis, o domínio sobre os referidos campos. A “Questão de Missiones”, como ficou conhecida pelos argentinos e “Questão de Palmas” para os brasileiros, foi resolvida em 1895, sob arbítrio do presidente dos Estados Unidos da América, Grover Cleveland.             

Resolvidos os conflitos externos entre Brasil e Argentina, restava, então, a demarcação interna dos territórios. A disputa do território se acirrou sobre aquela área, atual Estado de Santa Catarina, quando o Paraná se dizia herdeiro da questão com São Paulo. Os paranaenses alegavam a descoberta e ocupação dos Campos de Palmas e, para garantir a posse sobre o território, instalaram uma estação fiscal no Chapecó, objetivando controlar o trânsito do gado sulino, que era destinado às feiras em São Paulo.
No ano de 1901, após muitos conflitos e tentativas de acertos dos limites, o governo do Estado de Santa Catarina entrou em juízo contra o Estado do Paraná, reclamando a posse da terra. Em 1904, o Supremo Tribunal Federal deu ganho de causa a Santa Catarina e, em 1910, novamente, o Supremo Tribunal Federal confirmou a decisão anterior.
A riqueza da mata de araucárias, a abundância de erva-mate e os Campos de Palmas ótimos para a criação de gado, moveram uma das mais acirradas disputas no Oeste Catarinense. A disputa com a Argentina demonstra a expansão territorial que ocorria no século XIX, e o longo período de disputa com o Paraná reflete a busca das riquezas naturais para o desenvolvimento econômico dos estados brasileiros.
Por causa da indefinição quanto à demarcação dos limites nacionais na questão entre Brasil e a Argentina, a geopolítica portuguesa tinha como estratégia o envio de bandeiras para ocupação dos campos. Junto às bandeiras seguiam alguns fazendeiros para estabelecer suas possessões nos Campos de Palmas. Porém, outros seguiram em frente, mais para Oeste, fixando-se em Campo Erê. Conforme ia se consolidando a ocupação dos campos, melhorava-se também os meios de comunicação e de trânsito. Aliás, havia grande preocupação do Império em abrir estradas que ligassem as missões no Rio Grande do Sul ao comércio com São Paulo. O gado do Rio Grande do Sul era fonte de alimento muito importante para a região aurífera.    
A implantação de fazendas atraía diversas famílias, pois como garantia de ocupação da área, o Império distribuía concessões de terras aos fazendeiros que quisessem se estabelecer nos campos. Também não havia necessidade de grandes investimentos para a criação de gado. Outra razão é que existe o conceito de que os campos não podem ser cultivados [...] seu solo é pobre demais para a agricultura (WAIBEL, 1949, p. 199).
O ciclo da pecuária foi importante na ocupação da área, ao contribuir para o surgimento de povoações e novas rotas de deslocamento de tropas com destino a São Paulo.  Porém, o desenvolvimento verificado nesse período, resume-se em pequenos povoados, enquanto que, as terras das quais as famílias se apropriavam eram de grandes extensões, inaugurando o império dos latifúndios. Segundo Waibel sobre o pequeno número de colonizadores nos campos: A ausência de árvores era considerada como significativa de que eles eram inférteis. Para o lavrador, os prados com sua relva coriácea e de raízes entrelaçadas constituíam um problema novo e desconhecido no seu conjunto (WAIBEL, 1949, p. 52)
A posse da terra nos campos, o latifúndio e a expulsão dos índios são as características determinantes da história da região. Economicamente, o referido ciclo não proporcionou um acúmulo capaz de gerar um desenvolvimento regular, pois a circulação de capital era praticamente insignificante. Comercializava-se o gado em caso da necessidade de aquisição de alguns produtos, principalmente alimentícios, que eram encontrados com maior facilidade na Argentina, logo, observa-se uma transferência de capital para o país vizinho. A pecuária não proporcionou o desenvolvimento de indústrias de charque – as charqueadas, também, pequenas indústrias de aproveitamento de couro como ocorreu em alguns locais do Rio Grande do Sul.
O fator fundamental a ser considerado quanto à ocupação dos campos é que, para o governo, o objetivo era garantir a posse do território e, para isso, concedeu doações de terras àqueles que pretendiam ali se estabelecer. Para os habitantes, o objetivo era a propriedade da terra e criação extensiva de gado. Não tinham pretensões de cultivar a terra, nem mesmo possuíam conhecimento suficiente para aplicar um sistema agrícola intensivo ou sustentar uma vida baseada numa agricultura de subsistência. O sistema de pastoreio em grandes fazendas adotados nos campos do Oeste Catarinense e, praticamente em todo Brasil, contribuiu para a falta de alimento, subnutrição e pobreza da população.


Embora a existência de áreas de campo, a maior parte das terras que compreende o atual território do Extremo Oeste Catarinense, era coberta por matas. Uma riqueza em madeiras nobres, bem como, uma quantia satisfatória de erva mate. Pelas condições favoráveis do clima e do solo havia grandes manchas de ervais. A ilex-paraguariensis, como é conhecida no mundo científico.
A exploração econômica dos ervais esteve sempre ligada ao Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina. Porém, o comércio era mais freqüente com a Argentina. Era para a Argentina que se tropeavam pequenas tropas de gado e mulas carregadas de erva mate, para comercializar quando faltavam gêneros de primeira necessidade.
 Até o final do século XIX e início do século XX, o Extremo Oeste Catarinense estava em total abandono por parte do governo. Desse modo, era deficitário o controle da saída da erva mate, também para os Estados vizinhos, Paraná e Rio Grande do Sul era difícil o controle de entrada. Mesmo que houvesse enorme preocupação do governo paranaense e do governo gaúcho no controle da cobrança de impostos, também o governo argentino pretendia manter certo controle com a entrada ilegal da erva, proveniente dos Estados vizinhos.
Não só tornava-se possível sua exportação para a Argentina, maior consumidor da erva brasileira, como também para o Uruguai. Isso explica-se pela facilidade de comunicação da Zona do Chapecó, como era conhecido, com o Rio Grande. Em 1910, passaram por Passo Bormann (atual Chapecó) 635.526 Kg e em 1911 aproximadamente 1.181.580 Kg (LINHARES,1969). Esses números referem-se à erva mate cancheada, isto é, à erva seca e separada dos galhos maiores, que era enviada para os soques de beneficiamento.
O Estado do Paraná, desde a metade do século XIX até as primeiras décadas do século XX, tem na erva mate o sustentáculo de sua economia. Tanto assim que, entre 1858-59 e 1860-61, foram exportadas 1.113.287 arrobas sendo que, em 1870, as exportações foram de 14,4 mil t (equivalente a 1 milhão de arrobas) (CUNHA, 1982, p.65). A erva mate no Paraná estava assim como o café em São Paulo, ou o açúcar no Nordeste. A economia se dinamizava à medida em que crescia o beneficiamento do mate naquele Estado. A abertura de estradas e o surgimento de monjolos e pilões mecânicos rudimentares contribuíram ainda mais para a concentração econômica em torno do mate. Linhares observa que ela fez viscondes e barões, criando a pequena aristocracia titulada de sociedade paranaense (LINHARES, 1969, p. 332). Com o aumento da industrialização da erva mate no Paraná, obviamente aumentava a procura pela matéria-prima, isso propiciava a busca por um produto de baixo custo. O desvio dos impostos atraía os contrabandistas para áreas de difícil controle aduaneiro e, praticamente desabitadas. Assim, o Extremo Oeste de Santa Catarina tornava-se um atrativo para essa atividade, já que, ali existia fartura em erva mate e esta podia ser extraída sem controle.
A Argentina também avançava na industrialização, aproveitando-se da economia gerada pelo mate. Em finais do século XIX, já eram visíveis os sinais para a proteção de suas indústrias. A erva era contemplada com a criação de ‘recargos’ aduaneiros abusivamente discriminatórios (LINHARES, 1969, p. 229). Assim, a proteção para a indústria argentina proporcionava um aumento nas exportações brasileiras de erva cancheada, bem como do contrabando. Aquela erva retirada em terrenos devolutos, por estrangeiros sem vínculo com o Estado, não proporcionava nenhum benefício para Santa Catarina. O contrabando, muitas vezes, era praticado por argentinos. É uma explicação satisfatória para as intrigas criadas entre brasileiros e argentinos no Extremo Oeste Catarinense.
Economicamente, o Extremo Oeste Catarinense não passou de um fornecedor de matéria prima para as indústrias que se instalaram no país e nos Estados vizinhos, Argentina, Paraná e Rio Grande do Sul respectivamente. Registraram-se alguns pequenos soques de erva mate na região, em Palma Sola, Campo Erê e Chapecó, porém com a crise que estaria por se instalar a partir de 1910, essas pequenas indústrias viriam a sucumbir. Também a distância entre o local de produção e o mercado consumidor dificultava a instalação de indústrias. Registra-se que o transporte da erva mate para os centros consumidores era feito no lombo de mulas em bruacas de couro. Em dias de chuva, o produto umedecia com facilidade, ocasionando a perda da qualidade e competitividade no mercado, acarretando uma redução no valor do produto. Soma-se a isso o fraco mercado consumidor local, pois, verifica-se que os moradores daquela região, ainda que em pequeno número, produziam erva mate para seu próprio consumo.  
Santa Catarina compartilhou com o Paraná e Rio Grande do Sul da crise do mate, mas também de sua prosperidade. No Extremo Oeste Catarinense, no período áureo desse ciclo econômico, verificou-se a extração da matéria prima para a indústria. A presença de pequenas indústrias se faz notar em Campo Erê e Palma Sola. Nessa região onde estava localizada a área de campo, o fluxo comercial era maior, dado o comércio de gado e muares que eram indispensáveis nos transportes.
A extração da erva-mate, ou grande parte dessas, nas matas era realizada pelos caboclos. Torna-se difícil definir ou determinar as origens étnicas do caboclo. Normalmente se o define como resultado da miscigenação do branco com o índio. Assim sendo, buscamos traçar algumas características básicas desse grupo social. Levava um modo de vida rudimentar, vivendo em pequenos ranchos, feitos de troncos de árvores e cobertos com capim ou tabuinhas. Também possuíam pequenas roças de subsistência, e criavam alguns animais soltos como, galinhas, porcos e algumas cabeças de gado. Mudavam de um lugar para outro com freqüência. 
A atividade de extração da erva mate se relaciona como uma atividade nômade. A sazonalidade dessa atividade e o intervalo de tempo entre uma poda e outra requer o deslocamento daqueles que a extraem. A extração das folhas da erva até o período da próxima colheita demora em torno de três anos. Assim, justifica-se o nomadismo da atividade. Logo, não havia necessidade de as pessoas habitarem o local, preferindo concentrar-se próximo aos povoados argentinos. Deslocavam-se com seus poucos haveres, instalando-se ora aqui, ora acolá, vivendo da caça, das pequenas roças de subsistência, geralmente cuidadas pelas mulheres, e da extração da erva, que era vendida aos ervateiros ou aos intermediários. Esses indivíduos eram conhecidos, também, como andarilhos do mato.
A atividade agrícola, pequena roça de subsistência, ficou conhecida como roça cabocla. Essa população adotava uma prática costumeira de dividir as terras em terras de plantar e terras de criar, como eram nominadas internamente (RENK, 1997, p. 27). As terras de plantar localizavam-se distantes da casa, e o método adotado no cultivo consistia na derrubada do mato e a queima. Após a queima, era feito o plantio em covas abertas com a ponta da foice ou com uma cavadeira feita de madeira. Não era necessário a capina da roça, pois a terra fértil favorecia o rápido crescimento do milho ou feijão, assim o mato não competia com os produtos. Já as terras de criar ficavam próximas da casa. Criavam-se animais domésticos como: porcos, galinhas, cavalos, bovinos.
Para a criação de porcos havia um ‘sistema primitivo’, segundo Lobato, que era o do porco alçado, criado exclusivamente com frutos, como a imbuia, pinhão e vegetais e o único cuidado dispensado era o sal (RENK, 1995, p. 229). Outro modo era a safra. A safra consistia na derrubada do mato, queima da área e plantio de milho e abóbora. Após o amadurecimento desse plantio, os animais eram soltos e criavam por si (RENK, 1995, p. 229). Após a engorda, os animais eram tropeados até o mercado consumidor. Esta atividade, aos poucos, foi incorporada pelos imigrantes, em que alguns colonos cercavam uma determinada área para criação de porcos, impedindo que estes se espalhassem ou viessem a destruir as plantações vizinhas. Aliás, a criação de porcos soltos, atividade realizada no início da colonização, foi fator de atrito entre caboclo e imigrante.


Para integrar o Extremo Oeste Catarinense ao desenvolvimento econômico do Estado de Santa Catarina foram necessárias algumas medidas que promovessem a colonização daquela área.  O governo, impossibilitado de promover o desenvolvimento da região, deixou ao encargo de empresas colonizadoras particulares. Começa então a concessão de terras a empresas colonizadoras, tendo à frente pessoas de prestígio junto ao governo. O sistema era o seguinte: empresas colonizadoras recebiam do governo porções de terra e, em troca, deveriam proporcionar a ocupação definitiva da área e construir estradas para o transporte e deslocamento dos colonos. Esperava-se que, com essas medidas, promovessem o desenvolvimento e a inserção da área ao restante do Estado.
As empresas colonizadoras, ao receber a área para colonizar, exploravam a madeira mais nobre e, só depois vendiam as terras aos colonos; por isso é que a indústria madeireira logo começou a se destacar no Oeste. A região se desenvolvia à medida que novas famílias de colonos se instalavam nas áreas abertas à colonização. Nesse ponto, a migração de colonos do Estado vizinho do Rio Grande do Sul contribuiu para o significativo aumento populacional da região, bem como para a exploração das matas.
Com a extração da madeira e a derrubada da mata para as lavouras de subsistência, as madeireiras aproveitavam a matéria-prima disponível. Sua abundância, e, por sua vez, o baixo preço da madeira daí decorrente, era compensado pela quantidade e diversidade do produto comercializado, fomentando continuamente a atividade de derrubada e comercialização.
Referentes a essas primeiras colônias, é importante frisar que em 1824, o lote colonial media 160 000 braças quadradas; isso refere-se a 77 hectares. Essas medidas coloniais aplicaram-se no Rio Grande do Sul, nos primeiros anos da colonização. A partir de 1851, a propriedade concedida aos imigrantes nada mais era do que 100 000 braças, ou seja, 48,4 hectares. Isso perdurou até fins do século XIX. Já em 1889, nas novas colônias, a superfície não ultrapassava 25 hectares, unidade que passaria a constituir-se como lote colonial. (ROCHE, 1969).
A partir de 1940, aumentou significativamente o número de vilas e povoados no Extremo Oeste. Alemães, italianos e, em menor número, poloneses e outros, deslocavam-se do Rio Grande do Sul para as novas terras. A eficácia do crescimento da região, em parte, provinha da publicidade e dos vendedores. As colonizadoras, muito menos que os governantes, não estavam preocupados em estabelecer um modelo de colonização. O importante era atrair compradores para as terras e explorar a riqueza em madeiras existentes. Mesmo assim, o imigrante europeu era a esperança de levar aquele “vazio” ao verdadeiro progresso.
As transformações que se processam no Extremo Oeste Catarinense a partir do período da colonização estão intimamente ligadas às relações sociais que se desenvolveram nas novas colônias. Essas relações se verificam no modo de vida, lazer, trabalho, uso da terra, ou seja, no cotidiano dos colonos. Fruto dessas relações é possível observar a construção da paisagem cultural, já que a ocupação ocorreu por ocasião do esgotamento das terras do Rio Grande do Sul.
Para continuarem as atividades agrícolas, esses agricultores deixavam a terra natal e migravam ao encontro de novas terras, em que poderiam ser proprietários. Assim, deixavam os lotes desbravados pelos pais e tornavam-se pioneiros, colonizando outras áreas. Explica-se, assim, a mão de obra com baixa remuneração, disponível para as madeireiras e empresas colonizadoras. O trabalho braçal na abertura de estradas, em troca do pagamento do lote colonial, bem como, trabalho com baixa remuneração nas madeireiras, para compensar o capital investido na terra, foi a alternativa encontrada por alguns imigrantes.
A difícil situação da infra-estrutura, o tamanho do lote colonial que não ultrapassava 24ha, propiciou às comunidades desenvolverem uma produção para subsistência.

O sentido econômico do lote colonial é a auto-suficiência, que serve para explicar, já inicialmente, a policultura. Planta-se, preferencialmente, as espécies vegetais destinadas à alimentação humana, e os respectivos excedentes permitem ao colono efetuar a troca, geralmente num armazém. (WAIBEL, 1948, p. 221).

A possibilidade de o imigrante iniciar e desenvolver-se seguindo a sua herança cultural entrava em choque com o modo de vida caboclo. É que o caboclo não mantinha simpatia pelos colonos, pois, já segregados economicamente, maior ainda era o seu isolamento cultural. Freqüentar a escola, (quando havia), o caboclo rejeitava, porque o mestre era alemão ou italiano. Sempre houve grande preocupação nas colônias, seja por parte da igreja ou da escola, para evitar a fusão com os nativos, para que não ocorresse o acaboclamento dos europeus. A aquisição da terra, os bens, isso tudo é adquirido com o fruto do trabalho, com o suor do dia a dia. Esses valores, por sua vez, se chocavam com o modo de vida do caboclo. Por não possuírem a posse da terra e viverem muito diferente dos “intrusos”, a “peste branca”, como foram denominados os colonos imigrantes, os caboclos sofreram uma discriminação sócio-cultural, dificultando ainda mais a socialização no Extremo Oeste Catarinense. Essa segregação étnica, no entanto, foi negativa para o desenvolvimento da região porque dificultou o intercâmbio comercial e aprofundou a desigualdade social.         
O ciclo madeireiro não proporcionou um acúmulo de capital capaz de originar novos ramos produtivos. As companhias de colonização vendiam a madeira nobre para as madeireiras quando elas mesmas não eram proprietárias, e comercializavam as terras para os colonos imigrantes.
A madeira nobre que fora extraída sem controle esgotou-se rapidamente. As madeireiras exploraram intensamente as reservas em face da inexistência de política governamental e do imediatismo da exploração. O Estado perdeu parte importante de sua cobertura florestal nativa, sem que a repusessem, mesmo com outras essências (CUNHA, 1952, p. 149).
Este ciclo econômico foi de fundamental importância para os colonos, que se deslocavam para a região. A mata fornecia madeira para as instalações como: casa, galpões, estábulo e galinheiros. Por outro lado, este ciclo criou um mercado de trabalho de baixa remuneração. Expulsou os caboclos que, na grande maioria, não conseguiram a posse da terra. A mata nativa da região, em poucos anos, foi reduzida a 2%. A atividade madeireira, no Extremo Oeste Catarinense, iniciada nos anos de 1930, logo no final de 1970 já mostrava sua debilidade, ocorrendo, assim, a extinção do ciclo madeireiro.
No entanto, para o agricultor, as condições econômicas não mostravam melhoras significativas. O baixo preço pago pelo produto agrícola, por parte dos comerciantes locais, justificado pela distância dos grandes centros consumidores, dificultava o acúmulo de capital pelos colonizadores. Esse acúmulo é de fundamental importância no início da colonização, pois proporcionava ao agricultor condições de adquirir sementes, instrumentos e animais para transporte, que são indispensáveis para o aumento e melhoria da produção agrícola.


4 O Ciclo Agroindustrial

No início da colonização, a maioria dos colonos utilizava o sistema agrícola muito primitivo nesse período. Esse sistema consiste em queimar a mata, cultivar a clareira por alguns anos e depois deixá-la em repouso, quando aparece a mata secundária. Enquanto isso, nova área de mata é derrubada com emprego semelhante ao anterior. O colono chama esse sistema de roça ou capoeira; na literatura geográfica é geralmente conhecido como agricultura nômade ou etinerante. Na linguagem dos economistas rurais, é chamado sistema de rotação de terras (WAIBEL, 1949, p. 180). Esse sistema, os fazendeiros portugueses receberam dos Índios e utilizaram nas suas grandes propriedades. Isso significou a separação econômica e espacial da agricultura e da pecuária, pois, a criação extensiva e primitiva do gado e, por outro lado, a extensiva e primitiva da lavoura, acarretaram sérias conseqüências para todo o país. Se os sistemas agrícolas extensivos não dão resultados satisfatórios nas grandes propriedades, quando aplicados nas pequenas, tornam-se ilógicos e perigosos (WAIBEL, 1949, p. 181).
A diversidade da produção agrícola nas colônias gerava pequeno excedente, que servia para a venda e troca. A dificuldade de transporte para os grãos propiciava ao colono a criação de galinhas e porcos. É que os porcos poderiam ser tropeados em comboios até as cidades. Logo, produzir excedentes para o mercado é herança cultural dos imigrantes proveniente das “colônias velhas” do Rio Grande do Sul. A necessidade da poupança é fator importante na aquisição de ferramentas para o trabalho, produtos que não era possível obter na colônia, e poupança também se fazia necessária para o pagamento da terra. Assim, papel importante nessas relações desempenhou o comerciante ou vendista.
O comerciante passou a ser o centro dos negócios nas vilas ou pequenos núcleos coloniais. É nesses pontos que o colono repassava seu excedente e, em troca se abastecia de sal, querosene, tecidos, ferramentas e medicamento. Raras vezes, o colono recebia dinheiro em troca dos seus produtos, preferindo deixar em conta junto ao comerciante. Assim, o colono, em determinados períodos, encontrava-se com bom crédito no comércio, outras vezes, em débito. Mesmo assim, estabelecia-se certa confiança entre um e outro.
Quando os frigoríficos surgiram na região Oeste do Estado de Santa Catarina, já encontraram ali uma considerável oferta de matéria-prima. É que a criação de suínos foi um procedimento típico nessas áreas coloniais. À medida que aumentava a demanda do produto pelos centros consumidores, o pequeno agricultor ampliava sua produção com vistas ao comércio. Avultava, assim, seu significado comercial devido a demanda para os frigoríficos instalados no Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. É importante observar que a produção de suínos alargava as relações capitalistas do Extremo Oeste de Santa Catarina.
O aumento da demanda de matéria-prima para as agroindústrias contribuiu para o surgimento de uma produção organizada. Esse novo modo de produção organizada surgiu no seio da propriedade que tem por base o trabalho familiar. Através da aproximação a pequenos agricultores, com interesse à produção de suínos, as agroindústrias garantiam um abastecimento mais regular. Assim, o sistema de integração teria seus ensaios iniciais antes de 1960.
As agroindústrias encontraram na pequena propriedade familiar um campo fértil para disseminar o programa de fomento para suinocultura, e também outros produtos como a avicultura. Nesse programa, os produtores recebiam insumo, assistência técnica, medicamentos e vacinas das empresas em que estavam integrados. A empresa se encarregava de adquirir a produção de suínos, quando então, descontava os produtos fornecidos ao produtor. Assim, aquelas relações tradicionais mantidas com os comerciantes locais, até mesmo a produção para a auto-suficiência foi substituída por relações entre o capital industrial e bancário. Esse modelo provocou profundas transformações no processo produtivo local e regional, bem como na organização da unidade familiar. O sistema de integração, se foi fundamental para o fornecimento de matéria-prima para as agroindústrias, para a pequena propriedade representou uma série de rupturas.  
Os agricultores, antes produziam suas próprias sementes, plantando diversas culturas. O aumento populacional, devastação de grande parte da mata e ocorrência da melhoria nos transportes resultou no aumento da produção de antigas culturas indígenas de subsistência. Observamos também que as técnicas agrícolas e as condições econômicas passaram por melhorias significativas. É o que Waibel chamou de sistema de rotação de terras melhorada[1].  
A implantação de novas técnicas na produção como: sementes selecionadas, agrotóxicos, adubos químicos, máquinas para plantio e colheita acarretou a decadência da agricultura tradicional. O colono ainda estava na fase inicial de capitalização, ou seja, muitos colonos que haviam contraído dívidas na aquisição da terra não terminaram de saldá-las. Assim, investir na aquisição de insumos para agricultura e instalações na propriedade exigia capital que o colono não possuía, obrigando-o a recorrer a empréstimos.
Fato novo é que nessa preocupação com uma maior produtividade, o governo também ofereceu estímulo aos agricultores sob a forma de subsídios para o plantio do trigo e da soja. Portanto, além do milho para a produção integrada, ainda no modelo da agricultura familiar, sem tração mecânica, a produção da soja foi ganhando terreno na agricultura tradicional.
Frente às dificuldades enfrentadas para a produção da cultura da soja e trigo pelos agricultores estão as pequenas áreas. Outro fator de extrema importância é a geografia da região. O relevo geográfico que impossibilita a mecanização da lavoura, um dos elementos chave para a modernização no campo que é a mecanização, encontrou barreiras naturais no Extremo Oeste Catarinense.
Santa Catarina é o maior produtor de suínos do país. O crescente desenvolvimento da suinocultura, estimulada pela intensificação das atividades dos grandes frigoríficos instalados na região Oeste do Estado, constitui-se em importante fator de desenvolvimento econômico. Isso provoca efeitos multiplicadores de renda e gera mais de 150 mil empregos diretos em todos os setores da economia. Além dos empregos diretos que aglutinam produtores rurais na criação e engorda de suínos, destaca-se, ainda, a mão de obra nos abatedores, transportes, administração, técnicos. Indiretamente, muitos outros campos de trabalho são criados.  
A maioria dos produtores de suínos está vinculada aos grandes complexos agro-industriais da região sob a forma de parcerias diversas. Objetivando incrementar o nível de competitividade, as agroindústrias buscam, inclusive, a economia de escala. Tal política reflete-se na desativação de algumas instalações e ampliação de outras: a tendência é a redução do número de pequenos e médios produtores e, aumento na produção das grandes propriedades.
A instalação e compra de empresas processadoras nos grandes centros consumidores foi a estratégia usada pelas agroindústrias do Oeste Catarinense para vencer a concorrência. O desenvolvimento de alta tecnologia tornou essas empresas competitivas no mercado nacional e internacional, na produção de alimentos. Esse desenvolvimento é fruto do investimento em laboratórios e centros de pesquisa, buscando melhoria genética para os animais de corte e inovações no setor produtivo. A transferência de capital das agroindústrias do Oeste Catarinense, portanto, é ocasionada, principalmente, para tornar o setor de produção de alimentos competitivo no mercado mundial.   
No processo de colonização, a característica da pequena propriedade era a produção auto-suficiente. O processo de expansão da atividade suinícola refletiu na produção de milho, alimento básico para suinocultura, que exigiu um aumento na área plantada; consequentemente, um aumento de arroteamento na propriedade. Outro fator é o sistema primitivo de produção agrícola: derrubada da mata, plantio, colheita e pousio, ou ainda abandono daquela área que daria lugar às capoeiras. Esse modo de produção ocasionou um rápido desgaste do solo, levando ao empobrecimento da área rural. O principal fator do empobrecimento da área rural reflete-se no início e durante o processo de colonização.
Quanto ao tamanho das propriedades, em fins de 1940, Leo Waibel, em seus estudos Princípios da Colonização Européia no Sul do Brasil, alertava para esse fato. O problema do tamanho adequado das propriedades é vital para qualquer projeto de colonização (WAIBEL, 1949, p.39). E, continua ele

Presumindo que os imigrantes europeus aplicariam o sistema extensivo de rotação de terras, tanto o governo como todas as companhias particulares de colonização deveriam ter repartido lotes muito maiores aos colonos. Aplicar um sistema agrícola extensivo em pequenas propriedades é uma contradição em si mesmo. Isto nos leva a considerar o tamanho das propriedades dos colonos da mata do sul do Brasil. (WAIBEL, 1949, p. 39).

Conforme Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE de 1996, mais de 40% dos estabelecimento rurais do Oeste Catarinense possui 10 hectares. Isso é reflexo do crescimento demográfico e da divisão do lote colonial entre os filhos. Por tradição cultural, as famílias de colonos europeus, alemães e italianos tinham como ideal garantir a posse de terras aos filhos. Enquanto havia terras disponíveis no Extremo Oeste Catarinense, a posse dava-se pela compra. Com o esgotamento dessas, a alternativa era a partilha do lote.
Para compreender o problema do empobrecimento da agricultura do Extremo Oeste Catarinense passamos a observar como os colonos utilizaram as terras durante a colonização. É o que Waibel chama de minimale Ackernahrung, mínima quantidade de terra necessária para proporcionar a um agricultor e sua família um padrão econômico e cultural decente (WAIBEL, 1949, p. 39). Sendo de consenso geral que manter um nível de vida decente em famílias compostas de cinco a sete pessoas, exige o cultivo efetivo de cinco hectares nas terras florestais do Brasil meridional. O minimale Ackernahrung depende de dois fatores principais: as características físicas da terra e o sistema agrícola que o lavrador deverá aplicar.
Se o agricultor derrubar cinco hectares de mata e usar para cultura durante um ano, deixando em repouso três anos, ele precisaria cinco hectares mais quinze, tendo um total de vinte hectares. Suponhamos que o agricultor deixasse a capoeira crescer durante 6 anos, precisaria então de cinco hectares mais trinta num total de trinta e cinco hectares, e assim sucessivamente. No entanto, quanto mais tempo os campos já cultivados ficarem em repouso, melhor para restauração do solo e a produtividade; naturalmente, nesse caso, tanto mais terra será necessária para o agricultor. O caso ideal seria adiar o novo cultivo da capoeira até que a fertilidade original do solo tivesse sido restabelecida. [...] isso exigiria 10 a 12 anos em terras boas e 15 a 20 anos em terras pobres (WAIBEL, 1949, p. 40).
 Numa área de 25 hectares, o agricultor tem de usar uma rotação de terras num período mais curto, entre cinco ou três anos. O resultado é que os solos se esgotam rapidamente, as colheitas tendem a diminuir e instala-se a estagnação econômica.
Portanto, o empobrecimento do Extremo Oeste Catarinense é resultado direto do sistema de rotação de terras. Vejamos o que Waibel escreveu sobre isso:

A deterioração da terra e da gente é mesmo mais acelerada pela divisão comum dos lotes originais entre os herdeiros. Em muitos lugares, os colonos atualmente só possuem metade ou um quarto de lote, isto é 15 ou 7 hectares, e ainda usam o sistema de rotação de terras. Embora trabalhando duramente, esta pobre gente apenas consegue vegetar numa existência miserável (WAIBEL, 1949, p.40).

O esgotamento do solo, consequentemente, a redução na produtividade, proporcionou a migração do trabalhador rural para os centros urbanos. Isso beneficiou alguns produtores de gado corte e leite, que por meio da compra de terras esgotadas e de baixo valor econômico, aumentaram suas áreas de terras e transformaram em pastagens.
A frustração dos produtores com a criação de suínos e as exigências das empresas processadoras da matéria prima fez com que grande parte de produtores desviassem sua produção para outros ramos. A bovinocultura de leite tem demonstrado um significativo aumento no Extremo Oeste Catarinense. Segundo Instituto CEPA, Santa Catarina é o sexto produtor nacional, respondendo por 4,4% da produção, sendo que, no Brasil, a produção é de aproximadamente 20 bilhões de litros. O crescimento da produtividade do Estado foi de 44% no período de 1985 a 1996, fato explicado pelo aumento da produção leiteira do Oeste Catarinense (Instituto CEPA: Agro 2000).
No entanto, esse processo de crescimento produtivo tem suas limitações. As empresas iniciaram um processo de incorporação de indústrias e aumentaram as exigências junto aos produtores. O impacto será a redução de pequenos produtores que não terão condições de acompanhar a competitividade. O aumento da oferta e baixo preço pago ao produtor são causa de diversos atritos entre produtor e indústria. Logo, o resultado será desastroso, redução de plantas industriais e do número de produtores no Extremo Oeste bem como no Estado de Santa Catarina.
Com a decadência da produção da soja, juntamente com a transferência da agroindústria processadora de grãos, cresce entre os agricultores a busca para atividades diversificadas nas propriedades. Também aqui o sistema de integração iniciado pelas agroindústrias suinícolas se expande para outros setores. O setor que mais atraiu agricultores nos últimos anos tem sido a fumicultura. Nessa atividade, o agricultor recebe da fumageira todo o insumo necessário para a produção, e, após a colheita vende o produto para a empresa com que fez o contrato, nos mesmos moldes da agroindústria. A produção de fumo teve grande receptividade entre os agricultores com áreas de terras menores. E ainda, o preço de compra do produto é tabelado pela empresa, assim o agricultor tanto no caso da produção de fumo como em outros sistemas de integração torna-se subordinado à empresa.
O estágio final do desenvolvimento agrícola, segundo (WAIBEL,1949) é a aplicação de rotação de culturas em campos arados e adubados. Esse sistema de rotação de terras tem como base a produção vegetal. Nesse novo sistema, o centro de tudo é a criação de gado. Isso não quer dizer que a produção vegetal diminua. Ao contrário, além dos produtos cultivados anteriormente, novos produtos entram no quadro. A maior parte dessas culturas é de inverno o que permite certa rotação com as culturas de verão. A variedade de culturas é básica na alternância a fim de enriquecer o solo com nitrogênio.
Muito tem se difundido e utilizado os dejetos de suínos e camas de aviários na adubação dos solos. Não só para adubação, mas também para dar um destino final e evitar a contaminação das águas. Poucos agricultores puderam modernizar suas instalações a fim de armazenar e distribuir os dejetos sobre as áreas de plantio. Aqueles que utilizam essa técnica de adubação orgânica em suas propriedades não usam o sistema de rotação de cereais. Produzem milho durante o verão, que é alimento básico para o suíno, e durante o inverno as terras ficam em pousio, ou seja, não cultivam com outros cereais a fim de fazer a rotação de cultura.
Na região do Extremo Oeste de Santa Catarina, talvez 10% dos agricultores alcançaram o estágio final de desenvolvimento agrícola, porém um grande número encontra-se no segundo estágio, em terras que ainda não se esgotaram e, uma parcela muito elevada desfruta do primeiro estágio ou em fase de decadência e estagnação.
Os agricultores não conseguiram acompanhar o processo de modernização que ocorreu a partir dos anos de 1970, porque o trabalho na pequena propriedade não gerava capital suficiente para a rapidez do processo em andamento. Não havia, por parte do governo, investimento na área agrícola. Quando havia, dado o processo inflacionário, as dívidas dos agricultores tornavam-se enormes. O recurso encontrado era amparar-se nas indústrias, através do sistema de integração. A dependência criada entre agricultor e indústria proporcionou a alguns um modo de vida regular, porém é grande o número de agricultores que se encontram muito longe de alcançarem um modo de vida condizente.
Frente à conjuntura atual, as questões ambientais são fatores primordiais na contemporaneidade. A ECO 92, realizada no Rio de Janeiro e os inúmeros movimentos ambientalistas referenciam a preservação do meio ambiente. Dez anos depois, na Conferência de Joansburgo, África do Sul, avaliou-se os avanços obtidos e ampliou-se as chamadas Metas do Milênio que pretendem, além de garantir a sustentabilidade ambiental, erradicar a fome e a pobreza, melhorar as condições de vida das populações mais necessitadas. Nesse aspecto, o Extremo Oeste, além de ser destaque pela poluição de seus mananciais de água, enfrenta graves problemas de ordem social e econômico como vimos anteriormente.

Considerações Finais

Durante o ciclo econômico da pecuária destacou-se o desenvolvimento que as riquezas naturais poderiam proporcionar ao Estado; portanto o objetivo dos governantes foi a garantia de posse sobre o território. Sem interesse em promover uma ocupação ordenada, resultando disso, nas áreas de campo, o grande latifúndio e a expulsão dos indígenas. Posteriormente, a dificuldade de transporte, a distância entre os centros consumidores e a concepção de que as terras de campo não são férteis para a produção agrícola, não proporcionaram o acúmulo econômico capaz de promover um desenvolvimento regular na região.
No ciclo da erva mate, a falta de estradas que ligassem a região ao restante do Estado e a dificuldade de transportes foram um dos principais entraves ao desenvolvimento de indústrias ervateiras na região.
Nos anos de 1910 a 1920, o ciclo da erva-mate entrou em decadência, principalmente porque o desenvolvimento e o aumento da produção argentina, principal consumidora do produto, não estimulava a extração e o transporte até os locais de comércio naquele país. A dificuldade de controle fiscal sobre a extração da erva, o esquecimento pelos governantes da época, sem iniciativa para promover a ocupação definitiva das terras, não permitiu o desenvolvimento de indústrias de processamento na região.
É, portanto, no final da década de 1920 que se inicia o processo de colonização e se inaugura o ciclo da madeira. A dificuldade de transporte, inexistente na época, aos poucos foi facilitada pelo rio Uruguai, porém, este oferecia condições de navegabilidade somente durante suas cheias.
Os colonizadores já possuíam certa experiência na agricultura e logo transformaram a paisagem da região, adotando um modo de produção familiar. A forma rudimentar como trabalhavam a terra proporcionava uma produção capaz de manter a família e acumular uma pequena parte de capital, graças ao excedente da produção. No entanto, a divisão das terras em pequenos lotes coloniais e o sistema primitivo de rotação de terras ocasionou o rápido desmatamento e esgotamento do solo. Além disso, o choque entre dois modos de vida desencadeou um processo distinto de produção que afastaram imigrantes e caboclos.
No ciclo agroindustrial, em tempos passados, a produção de suínos casada com a produção de milho demonstrava boas perspectivas para o agricultor, atualmente essa atividade não é muito promissora. A redução do número de produtores e a concentração de empresas com o fechamento das pequenas unidades industriais, sem capital para acompanhar o processo de modernização, tem contribuído para o aumento de desempregados e para o êxodo rural.
Outro problema agravante desse ciclo é a poluição ambiental gerada pelo lançamento indiscriminado de resíduos de suínos e aves ao meio ambiente, ocasionando sérios problemas de poluição das águas, agravando-se ainda mais com o excesso de agrotóxicos utilizados na agricultura.
Para concluir, não é demais repetir que, se a diversidade étnica e cultural na região foi fator preponderante para o impulso do desenvolvimento regional, a dificuldade de socialização do conhecimento no início e durante o processo de colonização ainda se reflete na atualidade. E, se a agricultura familiar garantiu o sustento das colônias, e o processo de modernização desestabilizou essa forma de produção, tais questões precisam ser revisitadas e poderão servir de subsídios quando a opção, no cenário nacional, se faz entre a produção para exportação e incentivos à agricultura familiar.

Referências

CUNHA, Idaulo José. Evolução econômico-industrial de Santa Catarina. Florianópolis: FCC Edições, 1982.

­­______. Evolução econômico-industrial de Santa Catarina. Florianópolis: FCC Edições, 1952.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 22 jul.2002

LINHARES, Temístocles. História econômica do mate. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1969.

RENK, Arlene.  A luta da erva: um ofício étnico no oeste catarinense. Chapecó: Grifos,1997.

______. A colonização do oeste catarinense: as representações dos brasileiros. Cadernos do CEOM, Chapecó, n. 1 ao n. 8, 1995.

ROCHE, Jean. A colonização alemã e o Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Globo, 1969. 2 v.

SANTA CATARINA. INSTITUTO CEPA. Informações da agricultura catarinense 2000. Disponível em: < www.icepa.com.br>. Acesso em: 12 ago. 2002.

WAIBEL, Leo. A Teoria de Von Thünen sobre a influência da distância do mercado relativamente à utilização de terra: sua aplicação a Costa Rica. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro,  Ano 10, n. 1, jan./mar. 1948.

______. Princípios da colonização européia no sul do Brasil. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, Ano 11, n. 2,  abr./jun.1949.   


[1] Leo Waibel distingue três sistemas agrícolas nas áreas florestais colonizadas: o sistema da primitiva rotação de terras, o sistema de rotação de terras melhorado e a rotação de culturas combinadas com a criação de gado. “Esses três sistemas representam, teoricamente, estágios sucessivos do desenvolvimento histórico da paisagem agrícola.”(WAIBEL: 1948, p.82).

http://www.alasru.org/wp-content/uploads/2011/12/17-GT-Paulo-Ricardo-Bavaresco.doc

Ler também em
A MESORREGIÃO GRANDE FRONTEIRA DO MERCOSUL: UMA ANÁLISE DOS SISTEMAS AGRÁRIOS E DAS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO NESTE “TERRITÓRIO”
Otávio Diel Deves
Anelise Graciele Rambo
Lovois de Andrade Miguel
  http://www.fee.tche.br/4-encontro-economia-gaucha/trabalhos/localizacao-sessao5-1.doc

OS CICLOS ECONÔMICOS DO EXTREMO OESTE CATARINENSE: MODERNIZAÇÃO, PROGRESSO E EMPOBRECIMENTO


PAULO RICARDO BAVARESCO

BLUMENAU, 2003


CONCLUSÃO DA TESE DE MESTRADO

O processo de ocupação das terras do Extremo Oeste de Santa Catarina e o desenvolvimento econômico e social ocorrido na região foram aspectos abordados neste trabalho. Buscando responder por que as atividades dominantes em cada ciclo econômico não conduziram ao desenvolvimento regional, objetivamos comprovar nossas hipóteses, possibilitando um entendimento sobre a realidade local. Apesar das limitações do mesmo, foi possível analisar as relações homem e espaço, ou seja, a construção da paisagem regional como resultado da atividade econômica aplicada sobre ela. Processo que envolve atores do cenário político, econômico, social e cultural em quatro ciclos econômicos: pecuária, ervamate, madeira e agroindústria.

O primeiro ciclo econômico, a pecuária, está relacionado com a ocupação das terras do Oeste Catarinense. Primeiramente, a disputa (externa) com a Argentina em segundo, a disputa (interna) com o Estado do Paraná. Nos dois casos, o principal motivo era a riqueza das terras e dos campos. Na questão com a Argentina o Brasil valeu-se da política do uti possidetis, para isso enviou expedições e distribuiu concessões de terras a fazendeiros que pretendiam se estabelecer nos campos. A disputa entre Paraná e Santa Catarina ocorria, principalmente, devido às riquezas naturais da região e os impostos cobrados pelo trânsito de gado sulino. Essa disputa foi resolvida através do Supremo Tribunal Federal que deu ganho de causa ao Estado de Santa Catarina.

Durante o ciclo econômico da pecuária destacou-se o desenvolvimento que as riquezas naturais poderiam proporcionar ao Estado; portando o objetivo dos governantes foi a garantia de posse sobre o território. Não havia interesse em promover uma ocupação ordenada, resultando disso, nas áreas de campo, o grande latifúndio e a expulsão dos indígenas, posteriormente a dificuldade de transporte, a distância entre os centros consumidores e a concepção de que as terras de campo não são férteis para a produção agrícola, não proporcionaram o acúmulo econômico capaz de promover um desenvolvimento regular na região. O pequeno capital que circulava, proveniente da venda do gado, servia apenas para aquisição de alimentos, armas e munição que eram adquiridos no país vizinho, Argentina. A decadência do ciclo da pecuária ocorreu com o esgotamento das jazidas de ouro nas Minas Gerais. O tipo humano que dai resultou, distante dos centros desenvolveu-se com características próprias, sendo reservado e extremado nos sentimentos, tanto no ódio como no amor. Estes homens viviam praticamente isolados, fazendo sua própria lei e em condições de extrema pobreza.

O ciclo da erva-mate também esteve muito relacionado com a Argentina e, ainda, com os Estados vizinhos do Paraná e Rio Grande do Sul. Era para esses locais que se destinava praticamente toda a extração da erva-mate do Oeste de Santa Catarina. A falta de estradas que ligassem a região ao restante do Estado e a dificuldade de transportes foram um dos principais entraves ao desenvolvimento de indústrias ervateiras na região. A extração da erva era feita numa atividade nômade, por uma população denominada de caboclos, que comercializavam o produto principalmente no lado argentino ou paranaense. É que ali desenvolveram-se indústrias de processamento, e isso fez com que a região oeste se caracterizasse como fornecedora de matéria-prima para aquelas indústrias. Nos anos de 1910 à 1920, o ciclo da erva-mate entrou em decadência principalmente porque o desenvolvimento e aumento da produção argentina, principal consumidora do produto não estimulava a extração e o transporte até os locais de comércio naquele país. É que o governo argentino criava incentivos fiscais para a sua indústria e proporcionava investimentos na criação de tecnologias no plantio e corte da erva-mate; tal também ocorreu no Estado paranaense.

A dificuldade de controle fiscal sobre a extração da erva, o esquecimento pelos governantes da época, sem iniciativa para promover a ocupação definitivas das terras, não permitiu o desenvolvimento de indústrias de processamento na região. Assim, o Estado e a região do Oeste e Extremo Oeste Catarinense perderam a oportunidade de desenvolver uma economia razoável à partir da erva-mate.

A decadência do ciclo da erva-mate contribuiu ainda mais para o empobrecimento do grupo social que ali se instalara. Isso é possível notar, também, quando observamos os hábitos culturais do caboclo. Esse se deslocava com seus poucos haveres, vivendo da caça e pesca e, das pequenas roças de subsistência. Para ele não era necessário produzir excedentes, a natureza fornece alimentos e as terras devolutas não precisam ser compradas. Portanto, não havia necessidade de acúmulo de capital, exceto para aquisição de algumas ferramentas, armas e utensílios que não podiam produzir. Distante de tudo, fazendo sua própria justiça viviam as duras relações no tempo e no espaço.

É, portanto, no final da década de 1920 que se inicia o processo de colonização do Extremo Oeste Catarinense e se inaugura o ciclo da madeira. O primeiro núcleo colonial que se estabelece é organizado com imigrantes alemães do Estado vizinho, Rio Grande do Sul. Logo em seguida, outro núcleo de alemães também se estabelecia às margens do rio Uruguai, fundando Porto Feliz e Porto Novo respectivamente, atualmente Mondaí e Itapiranga. A dificuldade de transporte, inexistentes na época, aos poucos foi facilitada pelo rio Uruguai, porém, este oferecia condições de navegabilidade somente durante suas cheias. Mesmo que pequenas embarcações pudessem se deslocar pelo rio, o transporte da madeira, principal fonte de renda no início da colonização, ocorria somente quando o rio atingisse o ponto de balsa. As dificuldades de transporte no início e durante a colonização concluí-se, sempre foram um entrave ao desenvolvimento regional.

As vilas Porto Feliz (Mondaí) e Porto Novo ( Itapiranga) desenvolveram-se aos moldes das colônias alemãs no Rio Grande do Sul. Esse “modelo” veio a facilitar as organizações de ajuda mútua entre os primeiros colonizadores. No entanto, nos núcleos coloniais subseqüentes, as empresas colonizadoras não tinham como objetivo formar colônias que obedecessem a uma orientação básica ou aglutinassem pessoas de uma mesma origem étnica. O objetivo principal dessas empresas era o capital, fato que provocou um certo atraso quanto ao desenvolvimento da região, pois as empresas vendiam os lotes e drenavam o capital para outros centros onde moravam seus proprietários.

As novas colônias que se formavam atraíam imigrantes do Estado vizinho e que possuíam uma cultura diferente em relação aos caboclos que lá habitavam o Extremo Oeste. Alemães, Italianos e Poloneses vinham em busca da sua terra, vinham em busca de um lugar onde pudessem desenvolver-se seguindo a sua herança cultural. Assim, o choque entre os dois modos de vida desencadeou um processo distinto de produção que afastou imigrantes e caboclos.

Os colonizadores já possuíam uma certa experiência na agricultura e logo transformaram a paisagem da região, adotando um modo de produção familiar. A forma rudimentar como trabalhavam a terra, proporcionava uma produção capaz de manter a família e acumular uma pequena parte de capital, graças ao excedente da produção. No entanto, a divisão das terras em pequenos lotes coloniais e o sistema primitivo de rotação de terras ocasionou o rápido desmatamento e esgotamento do solo.

Assim, o ciclo da madeira entra em decadência, devido à redução da mata que dava lugar às plantações, não proporcionando um acúmulo de capital, pois o baixo preço pago pela madeira, compensado com a quantidade existente, favorecia as empresas que drenavam o lucro para outros centros. Com a redução das madeireiras a agroindústria foi a nova alternativa econômica, encontrando na agricultura familiar já existente, um campo fértil para se desenvolver.

Utilizando-se da integração com o pequeno produtor, encontrou nele garantia para o fornecimento de matéria-prima para processamento industrial. Porém, com o avanço tecnológico os produtores não encontraram subsídios para a modernização necessária na sua propriedade. Aqueles que foram buscar recursos junto às instituições de crédito ou com a própria empresa, não conseguiram cobrir os altos custos proporcionados pelos juros exorbitantes do mercado.

A exigência de modernização agrícola e a dificuldade em saldar os créditos agrícolas dela decorrente colocou o produtor em situações difíceis. A dificuldade de adotar técnicas de recuperação do solo, seja pela falta de capital, seja pelo conhecimento, propiciou o abandono das atividades agrícolas e uma busca desenfreada de um trabalho assalariado nas cidades. O êxodo rural é um dos problemas principais enfrentados nos últimos anos, consequentemente, com inchaço das cidades novos problemas surgem agravando ainda mais as desigualdades sociais na região Extremo Oeste de Santa Catarina.

Outro problema agravante do ciclo agroindustrial é a poluição ambiental gerado pelo lançamento indiscriminado de resíduos (fezes) de suínos e aves (cama de aviário) ao meio ambiente. O Extremo Oeste encontra-se com sérios problemas de poluição das águas agravando-se ainda mais com o lançamento de agrotóxicos utilizados na produção de milho, alimento base para a atividade suinícola e avícola.

Portanto, em tempos passados a produção de suínos casada com a produção de milho demonstrava boas perspectivas para o agricultor, atualmente essa atividade não é muito promissora. A redução do número de produtores e a concentração de empresas com o fechamento das pequenas unidades industriais, sem capital para acompanhar o processo de modernização, tem contribuído para o aumento de desempregados e para o êxodo rural. Dessa forma o processo de modernização industrial em andamento, buscando maior competitividade, proporciona uma transferência de capital para outros pólos, dificultando ainda mais a superação dos problemas regionais.

Para concluir, não é demais repetir que, se a diversidade étnica e cultural na região foi fator preponderante para o impulso do desenvolvimento regional, a dificuldade de socialização do conhecimento no início e durante o processo de colonização ainda se reflete na atualidade. Porém, a solidariedade demonstrada nos primórdios da colonização e, que durante o processo de modernização foi substituída pela competitividade, é uma herança que, se resgatada terá um papel fundamental no desenvolvimento regional. E, se agricultura familiar garantiu o sustento das colônias, e o processo de modernização desestabilizou essa forma de produção, buscar na tradição cultural, através das experiências dos primeiros colonizadores a agricultura familiar e os laços de solidariedade são alternativas significantes para proporcionar o desenvolvimento regional do Extremo Oeste Catarinense.



Nenhum comentário:

Postar um comentário