7 de junho de 2012

Cuidar bem do bem da IECLB.

Ou como é a relação entre Igreja e Mercado.

Qual é o bem maior da IECLB?
Os membros, a comunidade, o pavilhão, a igreja? Não. O bem maior da IECLB é Jesus Cristo. Por que? Porque ele é a base da Igreja. Porque a Igreja está construída sobre Jesus Cristo, ele é a pedra angular (Ef 2.20), sem ele esta construção 'Igreja' desmorona. Por Jesus Cristo ser a base da Igreja esta tem a tarefa de evidenciar isto com a pregação pura e reta de seu Evangelho. Evangelho de quem? Evangelho de Jesus Cristo. Qual a mensagem central do Evangelho de Jesus Cristo? A mensagem central do Evangelho de Jesus Cristo é o Reino de Deus, como ele mesmo diz em Lc 4.43: “Ele, porém, lhes disse: É necessário que eu anuncie o evangelho do reino de Deus também às outras cidades, pois para isso é que fui enviado” (Lc 16.16; 8.1). Jesus aqui é muito claro em dizer: Eu fui enviado para anunciar o Evangelho do Reino de Deus, esta é a minha tarefa. Assim, a tarefa da IECLB, por sua vez, é pregar, como seu conteúdo central, o Evangelho do Reino de Deus anunciado por Jesus Cristo. Assim, cuidar bem do bem da IECLB é garantir que a pregação do Evangelho do Reino de Deus anunciado por Jesus Cristo seja feita pura e retamente. Esta pregação se dá na forma da fala e da vivência prática da luta pelo Reino de Deus, pois fé e vida não se separam (Tg 2.17), como diz Lutero: “é impossível separar da fé as obras; é tão impossível como separar do fogo a chama e a luz” e “Dediquemo-nos primeiramente ao fazer, e depois, ao falar. Uma pessoa crente, antes de mais nada, vai e realiza algo”. Tem-se dito muito que a IECLB é a Igreja da Palavra, o que é verdade, pois lhe falta muito a ação coerente que decorre desta Palavra de Deus (Hb 4.12-13).

Quais as lutas em favor do Reino de Deus que a IECLB está puxando através das paróquias, sozinha ou junto com o movimento sindical, movimento popular ou partido político de esquerda? Falo em partido político de esquerda porque partido político de direita dificilmente puxará uma luta contra o capitalismo, no sentido de extingui-lo, pois isto seria ir contra a sua essência. Hoje em dia até os partidos que se chamam de esquerda não estão lá muito empenhados em se organizar para acabar com o capitalismo. Estão muito mais preocupados em administrar bem as crises do capitalismo, o que significa reproduzi-lo.

Antes de falar sobre esta pergunta temos que compreender o que é a pregação pura e reta do Evangelho de Jesus Cristo e o que é lutar em favor do Reino de Deus.
Pregação pura e reta do Evangelho de Jesus Cristo é não se deixar influenciar e nem se deixar moldar pela ideologia do mundo, que é a ideologia capitalista, que tem a função de garantir a reprodução do sistema capitalista opressor. O que diz a ideologia capitalista? Ela diz que o Mercado determina tudo na vida das pessoas e conseqüentemente também determina a vida da e na Igreja. O Mercado é todo poderoso, onipresente e onipotente, sabe tudo e faz tudo acontecer e castiga quem não se move segundo a sua dinâmica. A declaração do presidente da Semp Toshiba deixa isto claro: "Nós somos súditos do mercado. O mercado não quer saber se nós somos inteligentes, se somos competentes, se nós fomos competentes, se nós seremos competentes. O mercado é diferente. Nós estamos sujeitos às regras do mercado. E quando não nos sujeitamos às regras do mercado, geralmente nos damos mal. Tanto os funcionários quanto as empresas”.

O castigo é a falência, para o patrão, ou o desemprego, para o peão. Sem o Mercado não podemos mais viver. O Mercado diz o que devemos pensar, como devemos pensar, o que devemos fazer, como devemos organizar a nossa vida, a vida na e da igreja e a vida de toda a sociedade, como devemos crer em Deus, como devemos ler e interpretar a Bíblia e como devemos viver a nossa fé em Jesus Cristo (para que não ameace o Mercado). Desta forma o Mercado está acima de Jesus Cristo, pois ele diz o que a Igreja de Jesus Cristo tem que fazer, pois a Igreja é a presença de Jesus Cristo no mundo e por si só é uma ameaça ao Mercado. O Mercado virou deus porque nós o elegemos como nosso deus. O elegemos como nosso deus na medida em que deixamos o Mercado dizer o que devemos fazer e não fazer, o que devemos pensar e não pensar. Por isso a Igreja tem que se organizar segundo os ditames do Mercado porque ele virou o deus da Igreja, é o que diz a prática da Igreja, não a teoria. A prática é a verdade última.

Por que Jesus Cristo tem que estar subordinado ao Mercado? Porque o Mercado é o deus deste mundo e ele não admite que Jesus Cristo seja Deus e lhe faça concorrência. Jesus Cristo não quer apenas fazer concorrência ao Mercado, mas quer extingui-lo. O Mercado até admite outros deuses ao lado dele, como a trindade: o dinheiro, a mercadoria e o capital. O Mercado até admite que Jesus Cristo seja Deus na medida em que Jesus Cristo se subordine aos caprichos e determinações do Mercado. Como Jesus Cristo se subordina ao Mercado? Ele se subordina ao Mercado na medida em que a Igreja se subordina ao Mercado, pois ela é a presença de Jesus Cristo no mundo. Na medida em que a Igreja não deixa claro qual o Projeto de Jesus Cristo (o Reino de Deus que quer extinguir o Mercado) e que conseqüências este Projeto traz consigo ela se subordina ao Mercado. Na medida em que a Igreja não enfrenta o projeto do Mercado em contraposição ao Reino de Deus ela se subordina ao Mercado. É isso que a Igreja tem feito normalmente, não enfrentar o projeto do Mercado, pior, ela tem justificado e legitimado o projeto do Mercado.

Por que o Mercado não admite que Jesus Cristo seja Deus? Porque Jesus Cristo veio para construir o Reino de Deus que é um projeto concorrente ao Projeto do Mercado. O Reino de Deus é o projeto oposto ao projeto do reino do mundo. O Projeto do Mercado está construído em cima de uma sociedade composta por classes sociais antagônicas em permanente luta de classes e que, além disso, controla o aparato do Estado em seu próprio benefício para se perpetuar. O Projeto do Reino de Deus, por sua vez, é uma sociedade de irmãos e irmãs, igualitária (Gl 3.28), sem classes sociais antagônicas, onde não existe mais a luta de classes e a opressão de classe. Isto é uma subversão intolerável para o Mercado, pois ele vive da opressão de classe.

Para viabilizar o seu Projeto o Mercado age de duas formas: ele luta contra o Evangelho do Reino de Deus, portanto contra a Igreja, e ao mesmo tempo procura cooptar este Evangelho do Reino de Deus, conseqüentemente, a Igreja.

Como o Mercado faz isto?
Primeiro, ele procura nos convencer de que não há outro Projeto além do Projeto do Mercado. Segundo, ele nos força a entrar na sua dinâmica, pois ele perpassa todas as relações de nossa vida; também as relações na e da vida eclesial. Em tudo o que fazemos o Mercado está presente, até nos valores que a fé cristã propaga. Hoje na Igreja já se fala em mercado religioso. Muitos templos, principalmente das igrejas neo-pentecostais, já tem o seu visual parecido a uma loja de roupas e usa como propaganda a foto do dono da igreja e não algum símbolo da fé cristã, como a cruz, por exemplo.

O pão que comemos no café da manhã passou pelas relações de mercado, pois o trigo foi produzido segundo as dinâmicas do Mercado em que o agricultor para plantá-lo precisou fazer um financiamento bancário que lhe possibilitou comprar as máquinas para plantar e colher o trigo e comprar os insumos químicos, sementes e venenos para aplicar no trigo. Também a última aplicação de secante para deixar o trigo parelho para poder colhê-lo melhor foi determinada pelo Mercado, pois o agricultor não plantou o trigo para comer, mas para vender no Mercado. Se este trigo está envenenado não interessa, interessa que ele tenha mais lucro com a venda dele, pois o Mercado não tem ética. A única coisa que lhe interessa é o lucro. Como este lucro surgiu também não interessa desde que ele exista e aumente gradativamente.

Também esta forma de pensar: passar veneno no trigo ou feijão antes da colheita para secar de forma parelha para poder ser colhido de forma mais fácil é determinada pelo Mercado. Vender comida envenenada não é problema para o Mercado e a maioria dos cristãos defende essa dinâmica, pois eles já assimilaram a dinâmica do Mercado como a única viável e possível, negando com isso o seu batismo. Por que negam seu batismo? Porque no batismo somos marcados por tudo que fazemos pelo Projeto de Jesus Cristo que é o Reino de Deus e com isto não estamos subjugados e subordinados ao reino do Mercado. Vendendo comida envenenada estamos reproduzindo a dinâmica do Mercado e com isso negando nossa fé em Jesus Cristo e com isto negando o nosso batismo. Os agricultores assimilaram a dinâmica do Mercado de tal forma que dizem: Sem aplicar veneno nas plantas e insetos não se colhe mais nada. Com isto estão dizendo que não existe nada além do modelo de produção capitalista e com isto estão negando o Evangelho do Reino de Deus anunciado por Jesus Cristo que diz que há outro projeto além do capitalismo, o Reino de Deus, que já está no meio de nós (Lc 17.21).

A roupa que vestimos em nossos filhos e filhas para irem à escola é determinada pelo Mercado. A escola que escolhemos para nossos filhos e filhas é determinada pelo Mercado, pois eles precisam ser adestrados para a competitividade, para a concorrência, para a competência, para a eficiência e para a alta produtividade, pois sem isto eles serão trucidados pelo Mercado. Assim a forma como educamos nossos filhos em casa e na escola é determinada pelo Mercado. Até a produtividade e a competência na Igreja quer se medir, pois isto é uma exigência do Mercado. Na verdade somos muito produtivos e competentes, pois reproduzimos muito bem na Igreja a teologia do Mercado, não o ameaçando com a prática da construção do Reino de Deus.

Da mesma forma o jeito que organizamos a nossa comunidade e a nossa paróquia na Igreja é determinado pelo Mercado, pois sempre escolhemos para a direção da comunidade ou paróquia as pessoas com melhor poder aquisitivo e as que se inserem da melhor forma no Mercado, mesmo nas comunidades mais pobres. Desta forma o pensamento do Mercado estará presente na condução da comunidade para que a forma de pensar do Mercado seja preservada também dentro da Igreja. Não só preservada, mas dinamizada pela pregação do Evangelho do Mercado como sendo o Evangelho de Jesus Cristo. Qualquer proposta que surge na Igreja que ameace a dinâmica do Mercado é sabotada e se alguém insistir nela ele será isolado, reprimido ou afastado de sua função, se isto for possível.

Mas como o Evangelho de Jesus Cristo que é o oposto do Evangelho do Mercado pode reproduzir e dinamizar o Mercado? Este é o milagre da dinâmica do Mercado. Como? No Mercado capitalista todas as coisas deixam de ser o que são. Assim a Igreja também deixa de ser o que é. Deixa de ser Igreja de Jesus Cristo para ser a Igreja do Mercado com nome de Igreja de Jesus Cristo. No capitalismo as coisas não são o que parecem ser. Quando olhamos para uma mercadoria não percebemos que ela esconde um trabalho social e esconde a exploração que aconteceu durante o processo de sua produção pelo não pagamento de parte do processo produtivo feito pelo trabalhador que gerou o lucro. Uma mercadoria não é apenas uma mercadoria, mas é um bem precioso, fruto de nosso desejo de consumo. A mercadoria é o ápice de nossos sonhos e por isso está acima de nós e das outras pessoas. Um carro não é apenas uma mercadoria produzida pelas pessoas, mas é o ser de nosso desejo. Se alguém ameaça a integridade de meu carro (amassando ele num acidente) ele está ameaçando tudo o que me é de mais valioso, pois é a extensão de mim mesmo por ser o objeto de meu desejo. Quando Novo Xingu virou município a prefeitura comprou um carro novo para levar os doentes para o hospital em Passo Fundo. Na volta de uma destas viagens com doentes o carro capotou e a notícia chegou à vila e uma senhora ficou sabendo disso e perguntou: “Como ficou o carro novo? Estragou muito?” Não perguntou primeiro o que aconteceu com as pessoas que estavam no carro, mas perguntou primeiro pela integridade do carro novo. No capitalismo as pessoas viram mercadorias, porque são vendidas no mercado de trabalho por um preço, o salário, que esconde o processo de exploração que a pessoa sofre, e as mercadorias viram gente porque valem mais que as pessoas e determinam a vida das pessoas. Gente vira mercadoria e a mercadoria vira gente. A gente que produz a mercadoria adora a sua própria produção como deus e se deixa gerenciar pela dinâmica de sua própria produção. A mercadoria começa a ter vida própria e determina a vida de quem a produziu. Assim também o Evangelho de Jesus Cristo vira o Evangelho do Mercado na medida em que não se opõe ao Mercado e sua dinâmica diabólica de inverter os fatos e os valores.

São as pessoas das comunidades cristãs, que tem a tarefa de viver e pregar o Evangelho de Jesus Cristo em contraposição ao evangelho do mundo. São as pessoas das comunidades cristãs que deveriam garantir que este Evangelho de Jesus Cristo não legitime e se adapte ao Evangelho do Mercado. Como de fato as coisas são na Igreja? Qualquer pregação a partir do Evangelho de Jesus Cristo que ameace o Mercado e sua dinâmica será reprimida e seu pregador castigado com uma reprimenda e, se continuar, apesar da reprimenda, a não se conformar com as exigências da Teologia do Mercado este pregador será expulso da comunidade. Por que? Porque a base da sociedade é o Mercado e não Jesus Cristo. O Mercado é a base sobre a qual toda a sociedade está construída, então o Evangelho de Jesus Cristo terá de se adaptar e a se sujeitar a este Mercado. A repressão cai implacável sobre qualquer um que desafiar o Projeto do Mercado em nome de Jesus Cristo quando ousar pregar pura e retamente o Evangelho do Reino de Deus, que se contrapõe ao Mercado em sua essência. O Evangelho do Reino de Deus é revolucionário e insurgente em sua essência porque quer construir o Reino de Deus e para isso terá que destruir o reino do mundo, o Mercado.

O Evangelho do Reino de Deus diz que a base da Igreja é Jesus Cristo e não o Mercado. O Evangelho do Reino de Deus diz que Jesus Cristo é Deus e o Mercado não é deus e nem é a base da Igreja. Como o Mercado resolve esta questão? O Mercado resolve esta questão ensinando uma teologia dita ‘neutra’ que não ameaça o Mercado pela formação que a própria Igreja ministra para seus obreiros e obreiras e estes ministram esta teologia ao povo. O povo, por sua vez, gosta desta teologia ‘neutra’ (que de neutra não tem nada) porque vai de encontro com o seu jeito de pensar, sua ideologia, que na verdade não é sua, mas do Mercado, só que o povo não sabe disso. O povo não sabe que os seus pensamentos não são seus pensamentos, mas são pensamentos do Mercado, pois desde pequeno aprendeu a pensar como pensa o Mercado como sendo a única forma de pensar e de agir. O Mercado diz que não há nada além do Mercado, tudo lhe está sujeito, também a Igreja. Paulo não concorda com isto quando diz em 1 Co 15.24-28: "E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. O último inimigo a ser destruído é a morte. Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou. Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos". Este é o Evangelho subversivo que se contrapõe ao Mercado.

Assim, quando alguém começa a pregar o Evangelho de Jesus Cristo, sobre a sua mensagem central que é o Reino de Deus, as pessoas estranham, pois esta mensagem não fecha com o que aprenderam durante toda a sua vida, que foi determinada pelo Mercado. Quando a mensagem do Reino de Deus diz que ele é o oposto do Mercado e de que há outra forma de organizar a vida, a economia, a política, a cultura e toda a sociedade além da proposta do Mercado as pessoas reagem ferozmente contra esta mensagem do Reino de Deus porque ela não fecha com a mensagem do Mercado que aprenderam desde pequenos. As pessoas se escandalizam com a mensagem do Reino de Deus como proposta contra a dinâmica do Mercado porque isto exige mudança, o que a Bíblia chama de arrependimento e fé no Evangelho de Jesus Cristo (Mc 1.15) e não a fé na ideologia do Mercado.

Como agora alguém começa a pregar que há outra forma de organizar a vida e a sociedade toda além do Mercado se a Igreja nunca falou disto de forma clara? Onde esteve, então, a tal pregação pura e reta do Evangelho de Jesus Cristo, que a Igreja diz realizar, se ele nunca foi pregado como oposição à dinâmica do Mercado? O Evangelho de Jesus Cristo sempre foi pregado como um dinamizador do Mercado, como agora vem alguém e diz que o Evangelho de Jesus Cristo não é dinamizador do Mercado? Mas, o Evangelho de Jesus Cristo foi pregado como dinamizador do Mercado? Foi e continua sendo, desde os tempos da Conquista. Foi o Evangelho de Jesus Cristo que legitimou a empresa capitalista privada instalada pelo capital europeu aqui no Brasil que foi viabilizada pela mão de obra escrava indígena e africana, mesmo que o Evangelho diz que Deus tenha lutado contra a exploração da escravidão no Egito. Foi o Evangelho de Jesus Cristo que legitimou o Império e depois a República sob a dinâmica do Mercado fechando os olhos para o massacre dos camponeses e operários sindicalizados que lutavam por mais vida, mais justiça e mais amor entre as pessoas, no intuito de construir uma sociedade de irmãos e irmãs como fala o Evangelho do Reino de Deus, que é a mensagem central de Jesus Cristo.

Mas, como o Evangelho de Jesus Cristo pode legitimar uma proposta oposta à dele? Na verdade não foi o Evangelho de Jesus Cristo que legitimou a dinâmica do Mercado, mas as pessoas que o interpretavam, porque elas queriam ficar ricas com o trabalho de outrem. Como nenhum ladrão gosta de ser chamado de ladrão (porque todo capitalista é um ladrão, pois rouba o trabalhador pelo não pagamento de parte do trabalho feito pelo trabalhador no processo da produção da mercadoria, que gera o lucro, o capital. A origem do capital está no roubo.) ele faz com que as pessoas não vejam nele um ladrão, mas uma pessoa de sucesso, pois, segundo seu dizer: Deus abençoa com riquezas quem tem fé em Jesus Cristo e fica rico quem trabalha. Isto quer dizer (o que nunca é dito): quem é pobre é porque é vagabundo e é amaldiçoado por Deus. Pobre não é abençoado por Deus porque está longe de Deus, não tem fé e é pagão. Significa que quem é rico é porque tem fé e por isso é abençoado por Deus com riquezas, no entanto, nunca se explica direito como surgem estas riquezas que Deus lhe concedeu. Caem do céu? Não, são geradas pela exploração da classe trabalhadora no processo de produção da mercadoria pelo não pagamento de parte do trabalho realizado. Isto quer dizer que as riquezas provêm do roubo? Se provierem do roubo não são bênçãos de Deus. Mas, sempre se disse que as riquezas são bênçãos de Deus! É aí que entra o Mercado para legitimar a sua própria dinâmica. O Mercado ensinou teologia para os pregadores da Igreja para que a teologia de Jesus Cristo se adapte à teologia do Mercado. Não foram os doutores de teologia da Igreja que ensinaram teologia para os pregadores? Sim, mas a sua visão de Deus é a visão que o Mercado lhes impôs. Significa que a ideologia dominante é também dominante na teologia e desta forma a Igreja se adapta ao Mercado para legitimá-lo.

Mas, se a teologia, lá pelas tantas, começa a se libertar do Mercado, como aconteceu com a Teologia da Libertação? O que acontece? Aí a Igreja, como foi o caso da IECLB em 1997, se reestrutura para garantir o poder àqueles que são determinados pela teologia do Mercado e não pela teologia da mensagem central de Jesus Cristo, o Reino de Deus, que propõe acabar com o Mercado num processo coletivo de construção sob a orientação e condução de Deus de uma nova sociedade não determinada pelo Mercado. Como este processo de cooptação não é percebido porque todos nós estamos sendo determinados pela ideologia do Mercado então achamos este processo como normal. O Mercado nos ensinou a não ver as cosias como elas são, mas apenas como o Mercado quer que vejamos as coisas. O Mercado não quer que vejamos a sociedade dividida em classes sociais antagônicas e em permanente luta onde o Estado é controlado conforme os interesses da classe economicamente dominante, mas como sendo a sociedade ideal e da vontade de Deus. O Mercado consegue ocultar que existe a luta de classes na sociedade e que esta mesma luta de classe também se dá na Igreja. É assim, sempre foi assim e sempre será assim, nos diz o Mercado. Atrasado, obsoleto, antiquado e troglodita é quem contesta esta teoria do Mercado. Na verdade, o Mercado nem nos permite que vejamos a sociedade assim como ela é de fato, dividida em classes sociais antagônicas em permanente luta, (porque fomos ensinados a não ver as coisas como elas são de fato) e por isso aceitamos esta sociedade classista como ela é como sendo da vontade de Deus. Também não conseguimos enxergar quando o Mercado produz uma reestruturação na Igreja, como a de 1997, para que ela se adapte melhor às exigências do Mercado e seja controlada pela ideologia/teologia do Mercado pela maioria dos integrantes do Conselho da Igreja, do Conselho Sinodal e do Conselho Paroquial.

Por isso qualquer iniciativa na Igreja, que é controlada pela paróquia, que por sua vez é controlada pelos capitalistas, mesmo não sendo capitalistas, mas trabalhadores, mas que se guiam pela ideologia da classe capitalista como a única possível, que apóie uma organização e luta contra o Mercado é reprimida pela expulsão ou transferência do/a pregador/a da paróquia ou pela ameaça de isto acontecer, via TAM e Avaliação, se ele insistir em dizer que o Evangelho do Reino de Deus propõe a construção coletiva de uma nova sociedade não classista e não capitalista, que é o oposto do Mercado. Tal Igreja, que se diz de Jesus Cristo, mas que na sua prática paroquial não o é, tem que morrer. Na verdade, não tem que morrer, pois já está morta. Já está morta porque deixou que o Evangelho do Reino de Deus fosse cooptado pelo evangelho do Mercado e desta forma se tenta impedir a construção do Reino de Deus que é o Projeto da Igreja de Jesus Cristo. Se tenta impedir, pois nada vai impedir a construção do Reino de Deus iniciada por Jesus Cristo porque é o próprio Deus que o está construindo, sendo nós pelo batismo seus convidados especiais a participar deste processo. Passamos, tanto na história mundial como na história da Igreja, por momentos tenebrosos, como os do nazismo e do Golpe Militar de 64, mas estes tempos também passam. Hoje estamos nos tempos tenebrosos neoliberais onde o Mercado procura se apropriar da Igreja de forma semelhante aos tempos da Ditadura e um pouco diferente dos tempos do nazismo. Isto requer sempre de nós que façamos coletivamente uma análise da conjuntura eclesial para podermos clarear para nós mesmos onde estamos e que forças atuam na sociedade e na Igreja que querem ter a hegemonia sobre a sociedade e sobre a Igreja. Infelizmente na IECLB não é costume fazer análise de conjuntura, nem eclesial nem do Mercado, por isso andamos nesta escuridão tenebrosa. Por não ser costume também nunca o aprenderemos a fazer e desta forma nunca sairemos desta ingenuidade tenebrosa comprometida com o Mercado; o que não desculpa e nem minimiza a nossa culpa por termos sido cooptados pelo Mercado.

Quando a Igreja de Jesus Cristo (estou falando de todas as denominações cristãs) se torna a Igreja do Mercado ela automaticamente deixa de existir. Continua existindo como fantasma, como casca sem conteúdo de Jesus Cristo. É como o ovo de páscoa do qual se tirou os amendoins com açúcar para comer. O ovo colorido em forma de casca continua existindo, mas não tem mais nada dentro dele. As cores bonitas exteriores aparentam que o ovo existe, mas existe apenas como casca, seu interior está vazio, portanto a casca também não tem valor. A não ser que se ponha novamente dentro dela um novo conteúdo: o Evangelho do Reino de Deus, pregado e vivido por Jesus Cristo, que propõe a partir da esperança da construção coletiva, comandada por Deus, de uma nova sociedade não capitalista, igualitária, de irmãos e de irmãs em Cristo. Mas para isto esta Igreja terá de romper definitiva e radicalmente com o Mercado e sua teologia, desde a comunidade. Isto é tarefa nossa a partir do batismo pelo poder do Espírito Santo. Parece impossível, mas pelo poder do Espírito Santo tudo é possível, já que a Igreja é fruto do Espírito Santo.

O que é lutar em favor do Reino de Deus?
No início do texto eu perguntava: Quais as lutas em favor do Reino de Deus que a IECLB está puxando através das paróquias? São estas lutas contra o Mercado que vão possibilitar a construção de uma nova Igreja, viva e fiel ao Evangelho do Reino de Deus. As lutas em favor do Reino de Deus são aquelas que defendem a vida, defendem a justiça, defendem os que não podem se defender por si só (pessoas portadoras de alguma deficiência, pessoas empobrecidas, pessoas excluídas), defendem a integridade da criação de Deus e defendem a pura e reta pregação do Evangelho de Jesus Cristo, que na sua essência se insurge contra o reino do mundo, o capitalismo, o Mercado. A pergunta é: as paróquias da IECLB estão puxando ou participando de alguma luta popular contra a opressão classista imposta pelo Mercado, alguma luta contra a opressão de gênero ou de etnia ou de depredação de parte da criação de Deus? O que mais se tem visto é membros da IECLB defenderem a dinâmica do agronegócio escravista com sua depredação dos ecossistemas amazônico, do cerrado, da caatinga e da Mata Atlântica, além do modelo da agricultura química, como a única possível e viável para se gerar lucro vendendo comida envenenada como argumento para salvar a humanidade da fome. Tem-se visto também, em menor número, membros da IECLB participando da organização e das lutas do MPA, MMC, MST, MAB, Sindicatos, CPT, CEBI, do movimento agroecológico, de movimentos de mulheres urbanas, movimentos de negros ou indígenas, da economia solidária, de associações de bairro, do cuidado com pessoas portadoras de deficiência e dependentes químicos, etc. Destas lutas são poucas que dá para dizer que partem de uma orientação da comunidade como um todo. Normalmente são apenas setores da comunidade ou até apenas membros de alguma comunidade da IECLB que estão ali engajados. A luta contra o reino deste mundo, a partir do Evangelho do Reino de Deus, não é uma orientação que parte da comunidade como tal. Normalmente são decisões pessoais de membros das comunidades, enquanto isto deveria ser uma decisão política da comunidade embasada no Evangelho de Jesus Cristo. O Manifesto Chapada dos Guimarães é um documento oficial da IECLB que nos dá suporte como comunidade para a luta contra o reino deste mundo: o Mercado.

A sociedade organizada (Movimento Popular e Sindical) faz lutas pelo direito e pela justiça, mas a IECLB, como Igreja, não está presente em sua esmagadora maioria dos casos. Por que? Porque em alguma comunidade tem um chá da OASE ou algum encontro de algum outro grupo eclesial de convivência e por isso não é de luta e por causa disso o/a pastor/a e os membros não podem participar e a Igreja fica de fora deste processo de luta pela justiça, pela vida e pela integridade da criação. Não há uma decisão política e nem uma orientação da Direção da Igreja para que as comunidades da IECLB participem das lutas por uma nova sociedade que Jesus Cristo chama de Reino de Deus. Pois, teologicamente não há esta compreensão de que a luta pela justiça, pela vida e pela integridade da criação seja uma luta em favor do Reino de Deus. Alguém dirá, mas na teologia luterana temos esta compreensão porque partimos da Bíblia, mas então porque isto não se efetiva na prática da vida eclesial?

Assim ficamos de fora da luta em favor do Reino de Deus porque a Igreja não dá uma linha política de ação para as comunidades para que pastores/as e membros participem do processo de organização e luta por uma nova sociedade onde a vida está acima do Mercado. Os/as pastores/as não podem participar do Movimento Popular porque tem Ensino Confirmatório ou uma reunião da OASE da qual não podem faltar e como não há um decisão política da Igreja em relação à isto então os/as pastores/as não participam e também não convocam os membros para participar do processo de organização popular no processo da construção desta nova sociedade não capitalista que o Reino de Deus propõe. Como a compreensão da comunidade é: nós pagamos os/as pastores/as para fazer todo o trabalho eclesial para que os membros não precisem assumir o seu batismo e o seu sacerdócio, no qual foram ordenados no dia de seu batismo. Paga-se a contribuição financeira para não fazer o trabalho eclesial dentro da luta da sociedade por justiça e mais vida. Além do mais a contestação ao sistema organizado neste mundo não faz parte da teologia dos membros da IECLB e também da maioria dos seus pastores/as. Esta questão deveria fazer parte do Planejamento Estratégico da IECLB como linha política para o Planejamento Estratégico a ser realizado nas paróquias. Deveria fazer parte do Planejamento Estratégico a formação teológica de leigos para que possam assumir com responsabilidade o seu sacerdócio no qual foram ordenados no dia do seu batismo. Este sacerdócio pressupõe que os membros assumam junto com os/as obreiros/as o Ensino Confirmatório, o Culto Infantil, a direção das reuniões da OASE, LELUT, Grupos de Casais, etc. junto com as lutas pela nova sociedade das quais o Movimento Popular e Sindical participa. Mas, como o/a pastor/a é pago para fazer tudo então ele/a não pode participar de alguma atividade considerada não eclesial, como as lutas populares. Não só por isso, mas porque a teologia de quem dirige a paróquia não permite que seus obreiros/as participem das lutas pela vida, pela justiça e pela integridade da criação, pois são lutas contra o Mercado. São as contradições entre a teologia (teoria) que fala disto e da prática que não permite isto porque isto ameaça os valores colocados pelo Mercado. Na prática é o Mercado que define a teologia da Igreja e a prática é a verdade última.

Nosso isolamento como Igreja é uma decisão política das Direções da Igreja, desde a comunidade até o Conselho da Igreja e Concílio da Igreja, numa compreensão teológica conservadora do Reino de Deus. Para romper com isto é necessário uma formação teológica clara para estudantes, para pastores/as e para leigos a partir da luta de classes que há na sociedade. Pois, Deus não se fez pessoa no espaço sideral e nem nas nuvens, mas no Planeta Terra, especificamente na Palestina e a partir de Nazaré começou a pregar no meio do povo empobrecido e marginalizado o Evangelho do Reino de Deus. Este momento histórico e geográfico concreto nos é relatado em Lc 2.1-7 e Lc 3.1-3 onde o evangelista coloca em que realidade concreta Deus se fez pessoa no camponês palestino sem terra e sem teto Jesus de Nazaré, o Cristo, para a partir desta realidade e contra ela começar a construir o Reino de Deus. A contradição na qual vivemos é que na EST até se ensina isto, mas isto não pode ser aplicado na prática eclesial porque a Igreja é dominada pelas pessoas que são aliadas e são súditas do Mercado. Pessoas da direção da paróquia participam do Lyons, do Rotary, do CDL/ACI e da Maçonaria e é lá que às vezes se decide que o/a pastor/a tem que ser mandado/a embora porque ameaça o Mercado. Temos casos concretos para relatar onde isto aconteceu. Alguns tentam romper este isolamento teológico, outros até o conseguem, mas a maioria não ousa enfrentar o poder da direita na Igreja. Como a IECLB não tem um Planejamento Estratégico construído a partir da teologia luterana e a partir da realidade brasileira e latino-americana que trazem as demandas das lutas por justiça, pela vida e pela integridade da criação então a Igreja é travada pela ideologia/teologia do Mercado que domina nas paróquias e sínodos. O Regimento Interno da IECLB diz que quem dá a linha teológica são os/as pastores/as (Art.3° - A Comunidade realiza a missão, o culto a Deus, a assistência espiritual, os ofícios, o ensino e a instrução da doutrina cristã sob a orientação teológica de um pastor da IECLB, eleito pelo Conselho Paroquial, o qual atua de forma compartilhada com os demais obreiros, os presbíteros e os membros, com base no sacerdócio geral de todos os crentes.), mas na prática não é assim: quem dá a linha teológica na paróquia é a ideologia/teologia do Mercado e ai de quem se opõe a isto.

O Art. 3o da Constituição da IECLB diz: - Em obediência ao mandamento do Senhor, a IECLB, através de suas Comunidades, tem por fim e missão:
I - propagar o Evangelho de Jesus Cristo;
II - estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária;
III - promover a paz, a justiça e o amor na sociedade;
IV - participar do testemunho do Evangelho no País e no mundo.
Na Constituição da Igreja até diz, de forma clara, tudo isto de que falo, mas viabilizar isto na prática, não pode. Por que? Porque não há uma decisão política da Direção da Igreja e do Concílio da Igreja de viabilizar isto e por isso continuamos sob a orientação teológica do Mercado em nossa prática eclesial. E o diabo se diverte rindo à toa!

Quando leio o Jorev Luterano, que é o órgão oficial da IECLB, procuro, sem encontrar, alguma matéria sobre a realidade em que o nosso povo brasileiro vive, para que possamos ter clareza em nossa ação a partir da fé em Jesus Cristo no processo de intervenção nesta realidade. O último jornal que recebi no dia 6 de junho poderia ter uma matéria falando da Rio+20, do Código Florestal, do tricampeonato mundial do qual somos vencedores em aplicar mais de um milhão de toneladas de veneno nas lavouras por ano, do problema da dificuldade de locomoção dos trabalhadores nas grandes cidades em ir ao trabalho por causa do deficiente transporte público, da ameaça que os pequenos agricultores sofrem por causa da construção de barragens que lhes expropria a terra, da crise civilizacional em que nós nos encontramos como humanidade por causa da agressão aos recursos naturais para beneficiar apenas o capital que vai levar à extinção da própria humanidade, etc. Há anos procuro no Jorev uma ligação entre o nosso batismo e a luta concreta pelo Reino de Deus e nada. Parece que a IECLB está situada na Lua e fora dos problemas criados pelo capitalismo que temos no Planeta Terra que atingem as pessoas de nossas comunidades e lhes diminuem a vida e o direito à felicidade. A revista da Editora Sinodal NovOlhar aborda estas questões da realidade a partir da teologia, mas não é um órgão oficial da igreja.

No entanto, apesar da Igreja não ter tirado como decisão política a participação nas lutas do movimento popular e sindical como processo de participação na construção do Reino de Deus e com isto dar costas quentes aos obreiros/as e membros vejo que ainda hoje há obreiros/as trabalhando e assessorando setores do movimento popular como se fazia nos anos 80. Vejo mais membros que obreiros neste processo de engajamento no movimento popular e sindical. Quer dizer nem tudo está perdido e que existe esta possibilidade de furar o bloqueio da direita na paróquia que é determinada pelo Mercado. Isto é uma decisão política e teológica individual de cada obreiro/a sem respaldo da instituição. Isto significa: se ferrar, ferrou, mas é o risco evangélico da insurgência.

Paulo já falava que ele lutava contra o sistema deste mundo, conforme 1 Co 15.32; 2 Co 11.23-29 (2 Co 11.28 "Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente a preocupação com todas as igrejas".), e pela manutenção da Igreja. Por causa destas lutas que ameaçavam o mundo (hoje o Mercado) Paulo foi perseguido (At 24.5-6) e morto, como também o foram os mais de cem mil outros cristãos que não se sujeitaram ao mundo, na época o sistema econômico escravista que controlava o aparato do Estado para se preservar. O Ap 18 fala deste sonho de aniquilar a dinâmica do Mercado que corrompera os reis e os mercadores da terra, onde se vendia e se comprava de tudo, até almas humanas (Ap 18.13); e avisa: "Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos", Ap 18.4. Retirai-vos do sistema de opressão (do Mercado) e de sua dinâmica assassina, diz o Apocalipse, para não ser cúmplice dele e ser julgado por isso no Dia do Juízo Final. Como, nós da IECLB, iremos nos apresentar diante de Deus neste dia? Vamos ser julgados como cúmplices do sistema opressivo do Mercado ou como evangélicos insurgentes a partir da teologia da Cruz de Cristo?

Quando este sonho de aniquilar o Mercado estiver presente nas lutas da paróquia junto com o movimento sindical, popular e partido político que de fato lute com a classe trabalhadora, contra as dinâmicas do Mercado, em direção desta nova sociedade que Jesus Cristo chama de Reino de Deus então esta paróquia fará parte da Igreja de Jesus Cristo. Então esta Igreja será a Igreja de Jesus Cristo, pois estará participando da insurreição e da revolução do Reino de Deus contra o Mercado capitalista que se impõe como o deus deste mundo.

Enquanto isto não acontecer nós continuaremos chamando a casca colorida vazia do ovo de páscoa de: ovo de páscoa, mesmo não sendo mais ovo de páscoa porque não tem mais o conteúdo que o caracteriza como ovo de páscoa. Assim continuaremos a chamar a IECLB de Igreja de Jesus Cristo, assim como as demais igrejas cristãs o fazem, mesmo sendo, também as demais igrejas cristãs, apenas semelhante à casca colorida do ovo de páscoa, sem conteúdo de ovo de páscoa.

Afinal, somos ou não somos Igreja de Jesus Cristo no Brasil? Somos e não o somos, pois somos santos e pecadores ao mesmo tempo. Somos por estas poucas pessoas que não se deixaram cooptar pelo Mercado e não o somos pela grande maioria que foi cooptada pelo Mercado; como no exemplo deste ano em uma comunidade da IECLB em que havia a Festa da Colheita e se anunciou várias vezes ao dia pelo microfone que o boi para o churrasco havia sido doado pela família tal cujo genro é candidato a prefeito pelo PSD (ex-PP, ex-DEM, ex-PDS, ex-ARENA que no passado legitimaram com seu apoio à ditadura o assassinato de 457 pessoas sob tortura e execução extrajudicial enterrando as vítimas em cemitérios clandestinos), mas não se agradeceu à todas as outras pessoas que doaram algo ou que estavam doando o seu trabalho naquela festa. Política de direita sempre se pode fazer na Igreja, pois isto não é política. A Igreja só faz política, e isto não pode, quando participa da organização do movimento popular e sindical na defesa das vítimas do Mercado.

Enquanto isso os/as pregadores/as da e na IECLB continuarão: ou vendendo o Evangelho de Jesus Cristo ou sendo demitidos das paróquias pelo TAM e pela Avaliação porque se negam a fazê-lo ou sobrevivendo de qualquer jeito tentando ser fiel ao Evangelho de Jesus Cristo mesmo sabendo que a sua pregação é quase inútil, para não usar uma palavra mais dura que Jesus usa em Mt 7.6, que alguém poderia achar ofensiva.

Esta não é uma visão muito negativista, pessimista e irrealista da Igreja? Não. É uma tentativa de ver a Igreja como ela de fato é: dinamizada pelo Mercado; esquecendo a forma de vê-la como fomos ensinados, pois fomos ensinados a vê-la como ela não é sob o auspício da ideologia/teologia do Mercado.

2 comentários:

  1. Gostaria de parabenizá-lo por este texto, pela coragem. Pena que são poucos os ministros em nossas paróquias que estão dispostos a pagar o preço em defesa do evangelho. Nossa igreja nasceu da Reforma, mas esqueceu que, com o passar do tempo, ela precisa de algumas reformas novamente para não ir ao chão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns. Um texto que nos leva a profundas reflexões pessoais e eclesiais.

      Excluir