10 de novembro de 2011

Análise da Realidade.

Leio uma notícia na página do IHU:
A expansão da classe C no País deve continuar a ocorrer em ritmo acelerado. De acordo com estudo elaborado pelo instituto Data Popular, 58% da população pertencerá à classe C em 2014. Hoje, 54% dos brasileiros se enquadram nesse estrato social que, segundo critérios do levantamento, reúne famílias com renda média de R$ 2.295. "Os padrões de consumo dessa nova classe C não serão iguais aos de hoje. Há uma mudança em andamento", avisa Wagner Sarnelli, sócio do Data Popular, especializado em pesquisas de consumo. "Portanto, a empresa que quiser vender para esse público deve entender bem seus códigos e seus valores para se comunicar corretamente."

Aí me ocorre que a igreja que se baseia, na prática, pela dinâmica do sistema capitalista ainda não aprendeu o que os capitalistas já sabem e fazem há muito tempo: fazer análise da conjuntura econômica e política. É o que nos conta esta notícia que diz: quem não “entender bem seus códigos e seus valores para se comunicar corretamente” ficará de fora do mercado.
Na igreja há décadas não se faz análise da conjuntura e da realidade brasileira para entender os códices do povo. A última análise que a igreja fez foi em 1990 quando se preparava para a Assembléia da FLM e publicou o livro: “Raízes da Pobreza e da Fome no Brasil”. Depois disto não vi mais nada, o que é catastrófico. Daí podemos avaliar o tamanho da nossa alienação e ainda falamos em fazer missão para dentro de uma mundo que nem conhecemos, mas achamos que conhecemos. Isto se chama pobreza teológica.
Na verdade, nem precisamos aprender dos capitalistas a fazer análise da realidade, a Bíblia já faz isto aos montes em seus textos. Nós é que não aprendemos a ver isto como análise da realidade porque a nossa formação é idealista e não marxista. Preferimos ficar alienados e ingênuos a adotar uma leitura mais ampla e mais completa da realidade que é a leitura marxista.
Sem falar do AT lembro das análises da realidade feitas nos Evangelho, como por exemplo em Lc 2.1-7; Lc 3.1-2; não esquecendo do livro do Apocalipse que é todo uma leitura da realidade; Mc 4.1-9; Mt 20.1-16; Mt 25.14-30 que analisa a prática econômica e político-militar do Império Romano dentro do sistema econômico escravista. De fato cada texto bíblico é resultado de uma análise de um fato da realidade porque o texto bíblico está construído a partir da realidade do povo e aponta para uma nova prática na realidade a partir da fé em Deus, para transformar a realidade em direção ao Reino de Deus.
A igreja não faz análise da realidade do país e do mundo porque prega a salvação individual desvinculada do processo coletivo de salvação do povo de Deus (Mt 1.21; Zc 8.7; Dn 12.1; Sl 18.27; Sl 28.9; 2 Sm 22.28). Aí entra o tal do papo: “Eu me converti no dia tal, portanto estou salvo” ou “Eu tenho Jesus no coração”, sim e aí, o que isto muda no processo da Reforma Agrária e no preço da soja e do milho? Se a tua salvação não muda nada no processo da Reforma Agrária você decididamente não tem Jesus no coração; é o que nos conta Mt 25.31-46. Ali Jesus mostra que se você não acolhe os sem terra e os que lutam pela Reforma Agrária você não tem salvação nenhuma. Pois como você vai matar a fome dos famintos? Com um prato de comida fria que sobrou do teu almoço ou um pedaço de pão seco com um copo de água? A fome se mata com reforma agrária, emprego e educação, etc. que vão eliminar as doenças advindas da miséria e da falta de água pura para beber. Para que o povo possa matar a sua fome, conquistando a reforma agrária, aquele que tem Jesus no coração vai ter que entrar na luta com os sem terra, os sem teto, que passam frio e estão nus e assim por diante. Se não fizer isto você não experimentou salvação nenhuma, pois ainda és a velha criatura e as coisas antigas ainda não passaram (2 Co 5.17). O nosso preconceito e a nossa alienação não nos permitem tal coisa e a igreja tem culpa no cartório por não desmontar estas idéias preconceituosas por medo dos que mandam nela: os capitalistas. Não é o Evangelho do Reino de Deus anunciado por Jesus Cristo que manda na igreja. São os capitalistas e a ideologia deles que mandam na igreja. Aprenda isso.
Se você foi salvo de graça por meio da fé em nosso Senhor Jesus Cristo então você vai lutar pela Reforma Agrária, por salários justos e preços justos para os produtos agrícolas, vai apoiar a lutas dos atingidos por barragens, etc. porque você não tem mais nada a perder; já tem tudo: a salvação. A salvação já lhe foi dada de graça pela fé em Jesus Cristo, então nada mais você precisará temer dos poderes deste mundo. (Ef 2.4-10: Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.) A única coisa a temer é o que Jesus diz em Mt 10.28: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma (a vida); temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma (a vida) como o corpo”. A única coisa a temer é quando Deus no Juízo Final lhe pedir: “Você apoiou a Reforma Agrária e a luta dos sem terra?” (entre outras coisas do gênero) e você terá de dizer: “Não”. Esta é a única coisa a temer porque esta resposta vai te levar para o inferno; e o tal do papo descomprometido com a luta dos oprimidos ‘eu estou salvo’ e ‘tenho Jesus no coração’ ali não vão valer nada.
Salvação que não engloba um compromisso coletivo conseqüente e automático de luta pelo Reino de Deus e sua justiça (Mt 6.33) partindo do amor a Deus e ao próximo (Mc 12.33) é papo furado. É alienação pura e simples, é enganação. No entanto, é isso que se prega na igreja. Que Deus tenha piedade de nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário