28 de novembro de 2011

Pães de Pedra

Abaixo o Prefácio do livro Pães de Pedra e um trecho do livro Cartilha da Saúde do Solo

Fone: 51 35611987 para adquirir os dois livros: “Pães de Pedra” e “Cartilha da Saúde do Solo (Cromatografia de Pfeiffer)” da Fundação Juquira Candiru


Pães de Pedra
Julius Hensel, 1893



Prefácio
O que se conseguirá ao fertilizar com farinhas de rochas?
Se conseguirá:
1. Converter pedras em "alimento", e transformar regiões áridas em frutíferas.
2. Alimentar o faminto.
3. Colher cereais e forragens sãs, e, desta maneira, prevenir epidemias e enfermidades entre homens e animais.
4. Tornar a agricultura novamente um oficio rentável e economizar grandes somas de dinheiro gastos, hoje em dia, com fertilizantes que, em parte, são prejudiciais ou inúteis.
5. Fazer com que o desempregado regresse à vida do campo, ao tomar conhecimento de que inesgotáveis forças nutritivas, até agora desconhecidas, encontram-se conservadas nas rochas, no ar e na água.
Isto é o que se conseguirá.

Que este pequeno livro seja suficientemente compreensível para os homens, que parecem próximos a
se converter em bestas de rapina.
Que cesse sua guerra de todos contra todos e que, ao contrário, se unam na conquista das rochas.
Que o ser humano, em lugar de ir na busca do ouro, na busca da fama ou gastando mal sua força produtiva em trabalhos infrutíferos, se decida pela a cooperação pacífica na pesquisa e descobrimento do rumo das forças naturais com o fim de desenvolver produtos nutritivos e o aprazível deleite das frutas que a terra pode produzir em abundância para todos.

Que o homem faça uso de sua razão para alcançar a verdadeira felicidade ao descobrir as fontes de onde fluem todas as bênçãos sobre a terra, e que, deste modo, se ponham fim a sua procura egoísta e à ambição, cada vez maiores dificuldades de viver, as ansiedades pelo pão de cada dia, a angústia e o crime.
Este é o objetivo desta pequena obra, e que, nisto, Deus nos possa ajudar!
Julius Henzel


Cartilha da Saúde do Solo (Cromatografia de Pfeiffer)
Sebastião Pinheiro



A agricultura é a arte de obter alimentos, energia (Modernamente se utiliza o termo exergia (antiga energia livre capaz de realizar trabalho) para a sobrevivência, mas não existe o espaço de agricultura na natureza. O espaço de agricultura é artificial, criado pela necessidade humana, com ela ausente, a natureza recupera seu espaço, como se nada houvesse acontecido.

1. A natureza regula a exergia de todos os seres vivos através do Sol, seu medidor do tempo. O Tempo natureza (Tn) é soberano para todos os seres vivos. A humanidade descobriu e utilizou o fogo e com suas sombras pode estudar a sombra do Sol, para marcar o tempo, mas não conseguiu alterá-Io, pois só podemos nos alimentar através do Carbono transformado pelo Sol na água e solo. E assim que o espaço de natureza é ocupado pela agricultura humana e obedece ao ritmo Tn, logo o Tempo camponês (Tc) é o mesmo tempo da natureza, com mínimas intervenções. No solo, o tempo do fogo, que altera a paisagem é conhecido como Tempo industrial (Ti), mas tem mínima influência, direta, sobre os Tn e Tc e muito sobre a Economia.

2. Por exemplo, não existe leite industrial, pois todo leite respeita o tempo natureza: O nascimento, 2,5 anos até a puberdade da novilha (bovina), nove meses de prenhes e período de lactação de seis meses. O leite contém uma proporção natural de gordura, proteínas e vitaminas que tampouco pode ser alterada.

As ações geniais de Napoleão (1800) permitem compreender isso:
- Seus oficiais no "front" comiam pão com manteiga, e os soldados comiam pão seco, mas a burguesia francesa desejava ter acesso à manteiga escassa. Como a produção de leite segue o Tc, era impossível aumentar sua produção sem maior número de vacas que necessitariam de um gigantesco espaço para pastagens que não existia e um período mínimo de 40 meses. A solução napoleônica foi estimular o invento da mar- garina, que para ser produzida não respeita o Tn, mas o Ti (matéria prima, energia e mão-de-obra).

- Ao ter bloqueado o transporte de açúcar do Haiti, ele estimulou o descobrimento de uma alternativa. Assim foi criada a beterraba açucareira que deslocou a cana-de-açúcar. Hoje produzida pelos países de economia industrial, enquanto a cana continua, em nossos dias, sendo um dos cultivos semi-escravista, mais atrasado do mundo.

- O exemplo final, é que toda produção de nitrato para pólvora de canhões, granadas e fuzis era obtida por fermentação de esterco bovino com o agregado de Cal, por não ter acesso às minas de salitre de Bolívia e Peru ou Alemanha.
No primeiro exemplo é possível compreender o Ti e no segundo, a importância da fertilidade do solo agrícola na sociedade culta, e no terceiro é a importância de ambos na Sociedade Industrial. Napoleão criou ainda o Código de Direito Civil.

Admiramos as ruínas de templos, pirâmides e cidades, mas é inconsciente que, para construí-las, é necessário antes um solo fértil. A fertilidade é complexa e pode ser resumida no Húmus, de onde derivam as palavras homem, humano, humilde e humildade. Húmus tanto para o religioso quanto para o agnóstico é a base da vida. "Babilônia, Jardins Suspensos", "Fértil Crescente", "Egito, dádiva do Nilo" são expressões da condição do solo. Mas, ainda, é inconsciente que os seres vivos só podem comer Carbono (alimentos) transformado pelo Sol, no solo vivo. A agricultura que constrói civilizações, é cultural e sabiamente, não pode estar no mercado; onde está o camponês que é tratado sem dignidade e tem baixa auto-estima.

Para compreender isso, devemos voltar ao inicio do Planeta que tem 4,6 bilhões de anos. Após o esfriamento das rochas, sua dissolução e formação de soluções minerais oceanos e mares, gradientes de concentração a diferentes temperaturas, formando membranas químicas, a cada dia mais complexas. Nelas, faz 3,8 bilhões de anos, surgiu a vida através do aproveitamento da energia dos minerais (primeira transformação viva de exergia). Lentamente os seres vivos migram dos oceanos para a membrana (de Carbono) formada com os detritos das rochas, capazes de acumular mais água, onde micróbios primitivos aproveitam o calor que facilita as trocas de energia. E o novo habitat, o solo. Há mais de três bilhões de anos, inicia uma nova etapa. O acúmulo de resíduos de Carbono, Enxofre, Nitrogênio e Fósforo nos cadáveres dos microrganismos (matéria orgânica), permite transformar essa energia. Começa a fermentação (segunda transformação viva de exergia). E um processo para se obter energia a partir da oxidação de compostos orgânicos, como carboidrato, usando um aceptor de elétrons endógeno, que geralmente é matéria orgânica (A fermentação foi definida por Pasteur como "La vie sin airs" e pode realizar-se mesmo em presença de muito Oxigênio).

Microrganismos evoluem para aproveitar e transformar essa energia através de estruturas protéicas antes inerentes às membranas, ativadas por pequenas quantidades de minerais para uma ação mais rápida. De contacto com a matéria orgânica, as enzimas, que permitem evoluir, e novas cadeias alimentares transformando energia, criando mais resíduos que permitiam novos tipos de fermentações estruturas mais sofisticadas em co-evolução com os minerais, conforme as variações do solo. Simbioses (união de dois seres para melhor aproveitar energia) ganham espaço, e os alimentos dos seres vivos mais evoluídos são, previamente, fermentados pelos mais primitivos com presença, essencial, de pequenas quantidades de minerais ativando enzimas, vitaminas e outras estruturas.

Há dois bilhões de anos, com a liberação do Oxigênio das rochas para a água e atmosfera, por meio da fotossíntese também os seres autotróficos migraram desde a água para o solo, levando a respiração ou fosforilação oxidativa (terceira transformação viva de exergia) dos seres vivos, um grande salto na transformação de energia. Na formação do solo, os seres autotróficos (bactérias e algas) se conjugam em simbiose com (fungos) heterotróficos formando liquens, principais formadores do solo, por combinarem a fermentação dos heterotróficos com a respiração dos autotróficos, por isso, sua grande capacidade de transformar a energia mineral em solo vivo. O transporte de Oxigênio ocorre em estruturas de proteínas que carregam minerais sobre sistemas e órgãos mais complexos, como o Ferro em leguminosas (leghemoglobinas) e hemoglobinas em animais de cor vermelha; Cobre em Crustáceos de cor azul e Vanádio em moluscos (Holotúrias) de cor verde, que possuem seus sistemas enzimáticos próprios. As concentrações de Vanádio, Ferro, Cobre e Molibdênio na água do mar são: 2,5; 2; 0,1; e 10, mas nos seres vivos marinhos chegam a: 280.000; 86.000; 2.500 e 6.400 respectivamente. A estrutura fundamental para a respiração é a Adenosina TriPhosfato, ATP, que armazena energia proveniente da respiração celular e da fotossíntese, para consumo posterior. No solo a energia mineral, fermentação e respiração atuam e interatuam com suas reações físicas, químicas e biológicas similar ao inicio dos tempos com os micróbios alternando a transformação de energia de minerais, fermentação ou respiração conforme as variações ambientais, que permite que tenhamos a fertilidade do solo crescente através do tempo, já que sua "entropia" passa a "energia livre" e vice versa conforme o metabolismo dos micróbios no meio. Micróbios, também, só podem comer Carbono, ou seja, o Sol transformado em Matéria Orgânica.

A terra rica em húmus era cobiçada como base da riqueza. Geralmente, todos diziam que quanto mais preta a terra fosse, melhor seria. Na natureza tudo tem cor (energia). As cores do arco-íris são a sombra do Sol na água, e, uma paisagem natural nada mais é que a sombra do Sol através do tempo. Também é através da cor que a química pode identificar e medir a qualidade, quantidade e harmonia das coisas.

No solo, cada mineral tem uma cor característica que ao combinar com fatores de meteorização, fermentação e respiração resultam em cor específica pela qual se pode medir sua fertilidade e qualidade, que dependem diretamente de sua vitalidade (biologia). Mas, desde o credo Baconiano, predomina, na sociedade, o domínio sobre a natureza. Em sua fase química de 1840 a 1980 promoveram a desvitalização, destruição e contaminação do solo como se ele fosse finito ou pudesse ser substituído na produção de alimentos ou ter seu Tempo alterado. Agora, em função da biotecnologia (que pouco tem com a biologia) começou a fase da Saúde do Solo, comprada nas mesmas lojas que vendiam os agrotóxicos e extensão rural. Para enfrentar e contrapor isso, é necessário estudar e aprender a fazer a cromatografia do solo, que significa, Análise de solo através das cores. Também significa: A sombra do Sol no suor, através do tempo, dá cor à terra camponesa.

Muito antes, em 1820, o jovem barão alemão Justus von Liebig, filho de um importante comerciante de corantes e tintas, foi estudar química na França. Ele não compreendeu, nem se fascinou com os avanços franceses em fermentação e se dedicou à química. Sua investigação era reduzir batatas e cereais a matéria seca, e depois a cinzas e analisá-las. Percebeu que elas tinham um conteúdo de cinzas constante fossem retiradas de um solo rico ou pobre em húmus e matéria orgânica. Aplicando as mesmas quantidades destas cinzas ao cultivo, aumentava a produção em forma linear. Desta forma, demonstrou a pouca importância do húmus para a produção da agricultura. Sua interpretação é que a fertilidade estava mais dependente dos sais que do conteúdo em húmus (matéria orgânica) e vida no solo. Isto revolucionou a economia do mundo.

O barão (Em alemão Freiherr, que significa "Senhor Livre", cargo mínimo na corte monárquica) Von Liebig começava a utilizar adubos químicos na agricultura alemã, obtendo uma grande produção em áreas menores, alterando totalmente os contextos. Até então, a terra rica em húmus era cobiçada pelos impérios, reinos como base da riqueza e poder (Quesnay (1694-1774), Adam Smith (1723-1790), Ricardo (1772-1823), pela renda da terra, impostos, taxas e temas correlatos). Além de deslocar o tema da superpopulação, sem poder aquisitivo, que tanto preocupava os britânicos ... As auteridades imperiais imediatamente enviaram estudantes à Alemanha e importaram especialistas alemães para o desenvolvimente de sua química industrial. Foi assim que o cientista alemão August Wilhem von Hofmann foi contratado na Alemanha para trabalhar no Chemistry Royal College, em 1845. Ele havia desenvolvido a síntese de anilinas que tornaria o plantio de índigo na Índia ou América um negócio secundário que desapareceria em pouco tempo substituído pelo produto de síntese. Dominar o novo antecipadamente seria altamente lucrativo.

Joseph Henry Gilbert, ex-aluno de Justus von Liebig, em 1842, criou a área dos fertilizantes químicos na Estação Experimental Imperial de Rothamsted, que iniciou freneticamente experimentos pioneiros na sistematização da ciência dos sais fertilizantes de Liebig, logo anunciados aos quatro cantos do mundo, simultaneamente com os alemães.
A matéria prima dos fertilizantes eram as rochas minerais e imediatamente todas as áreas do império foram prospectadas para suprir a necessidade mundial e monopolizar o mercado antes que os Alemães cujo império era circunscrito à Europa (austro-húngaro) e quatro pequenas colônias na África, estabelecesse suas bases. Em meados do Século XIX a proposta de agricultura foi escrita e descrita por Liebig, mas seus discípulos britânicos se anteciparam nos negócios. Criaram as análises de solos através das cinzas, onde não havia "valor" para o conteúdo de matéria orgânica no mesmo. Estas análises de cinzas não levavam em consideração o Nitrogênio, Enxofre e Carbono que se desvaneciam na queima, ou mesmo, o Silício que se transformava em inerte (Si02), contrariando a evolução geoquímica, já dominada pelos franceses com a fermentação do esterco para mineralização do N, S, O e C, por isso estes elementos formam seus (bio)ciclos, onde cada um deles é transformador de energia através de um sistema enzimático. O mais estranho é que esta ciência se sustente sobre a nutrição mineral (pelas raízes), sem levar em consideração que a "mineralização" é a última etapa da transformação da energia em um biociclo, e, sua absorção por uma nova raiz é o inicio do novo ciclo vivo.

Isto ficou relegado pelo interesse estratégico da Economia (militar, civil, tecnológica, financeira e eugenista). Um século e meio depois, com a matriz tecnológica da biotecnologia é conveniente organizar a obsolescência e superação dos químicos pelos produtos da fermentação/fotossíntese de interesse central, e a periferia servil festejará. O barão von Liebig transformou suas pesquisas em poder econômico através de patentes e foi mais fundo na pesquisa dos alimentos, e com sucesso, produziu pela primeira vez um substituto do leite materno. Sim, von Liebig é o inventor do leite em pó, que Henrich Nestlé patenteou. Liebig inventou e patenteou a carne cozida em conserva e pôs fim ao monopólio mundial e negócio bilionário do charque dos ingleses.

Na agricultura, entretanto, os primeiros navios carregados de salitre da Bolívia e Peru foram jogados ao mar, pois os camponeses alemães não aceitavam a mudança cultural na fertilidade do solo nem desejavam consumir a novidade. Isso foi mudado, por meio de propaganda, subornos, de "ciência de resultados", ensino especializado, extensão rural e além do mais, normas governamentais. Entretanto, o terceiro cavalo apocalíptico passou a ser apresentado de forma sensacional (fome) e desapareceu da ciência e política em sua forma de Starvation, Famine ou Inedia. Por exemplo, os babilônicos e egípcios as conheciam pela alteração dos rios Eufrates-Tigris/Nilo (inundações/secas).

Estas fomes foram muito bem classificadas por Cícero. Na Irlanda, em 1840, o resultado da política britânica fez crescer a miséria e monocultura da batatinha para subsistência. Isto foi chamado de fome, mas havia exportação de alimentos para pagar a renda da terra e não para comer. Na verdade o início do emprego de fertilizantes industriais de Liebig fragilizou o sistema imunológico e fortaleceu a infestação das doenças naquele cultivo e conhecemos a primeira epidemia moderna (1845 1852) que passou a ser usada como propaganda de medo para a aceleração e ampliação do novo modelo de agricultura.
Na América do Sul, havia no litoral do Pacífico, uma rocha muito estranha que era o excremento das aves fossilizado, há muito conhecida e utilizada pelo império Inca como o Guano das Ilhas para diferenciar do Guano das Cavernas que era o resultado da fossilização dos excrementos de morcegos. Na mesma região, havia gigantescas jazidas de rochas salitrosas. A disputa pelo monopólio destas reservas iniciou e tornou-se violenta. O empresário Liebig e império alemão buscavam conseguir concessões através de subornos às autoridades e oferecendo o pagamento em forma de armamentos. Os franceses faziam o mesmo, e os ingleses não agiam diferente, mas tinham uma vantagem, eram sócios das ferrovias, portos e navios cargueiros. Podiam levar vantagem diminuindo as tarifas, taxas e serviços, e, quando as coisas não estavam ao seu gosto, provocavam a guerra, como já haviam feito antes em todas as latitudes e longitudes de seu império.

A elite servil da Bolívia e do Peru foram induzidas pelos interesses de Liebig e do II Reich para, em meio a esta turbulência, constituir uma "aliança defensiva" para garantir suas riquezas naturais, concedida a ele para exploração e se antecipando aos britânicos. Estes, prevendo os riscos para seus interesses aumentaram o valor do frete no transporte de salitre e guano pelas ferrovias e barcos em seus portos o que provocava uma diminuição das margens de lucros das grandes empresas e governos locais. Uma parte dos guanos e salitre era paga pelos concessionários com armamentos, navios de guerra, fardamento, botas, formação, instrução e logística militar.

A diplomacia britânica insuflou o Chile a cobiçar esta nova riqueza e território. Ele, sem declaração de guerra, invadiu a Bolívia e ocupou a cidade portuária de Antofagasta. Pela reação peruano-boliviana, o exército chileno cruzou o deserto e ocupou Lima e venceu a Guerra do Guano em três anos, permitindo aos britânicos a primazia na indústria de fertilizantes na agricultura eliminando os alemães.
Liebig, sobre o rio Uruguai construiu um frigorífico, metade na margem Argentina (Gualegüaychu) e metade na margem uruguaia (Fray Bentos). Vendia os ossos moídos como Farinha de Ossos para fazer fertilizantes ou alimento animal. Também fazia a mistura de minerais nacionais ricos em Potássio, assim surgiu o primeiro Phoska (sigla do alemão Phosphorus e Kali, também conhecido como P-K) para a batata, como marca registrada. Pelo sucesso obtido passou, a agregar Nitrogênio e obteve uma nova marca, NitroPhosKa e a partir de então o mundo conhece com o anagrama NPK base da agricultura industrial.

A disputa comercial pelo guano e salitre foi transformada na guerra do Guano (1879- 1884) entre bolivianos, peruanos e chilenos, por interesses ingleses, franceses e alemães. Seus, negócios cresciam como um complexo: leite em pó, carne em conserva, fertilizantes e pigmentos integravam o monopólio que se consolidava no Estado Nacionalindustrial. Daí o surgimento da Interessen Gemeinschaft (I.G Farben) a primeira multinacional e quarta maior empresa do mundo. Neste berço da indústria de alimentos foi criada a Saúde Pública Industrial. Desde o início se sabe que os alimentos industrializados jamais terão a qualidade dos alimentos industrializados e isso dificulta os negócios e interesses do poder industrial. Por isso, se criou dentro da Saúde Pública, a Vigilância Sanitária com poder de Polícia. E a ética educacional na produção (fomento) foi substituída pelo medo à repressão policial.

O grande risco que existia, então, eram as contaminações biológicas pelas más condições de higiene, ignorância e incompetência nas transformações de alimentos artesanais. Mas o governo criou o poder de polícia para eliminar a concorrência dos "naturais" e "artesanais" protegendo os interesses da indústrias. Normas, regras, leis, infra-instrutoras foram elaboradas, impostas e controladas policialmente. Houve uma seleção na produção, que fortaleceu as grandes indústrias, seus investidores e coleta de impostos. Dia a dia novos conservantes e preservativos eram adicionados aos alimentos naturais assim como substâncias maquiladores de sabor, cor, textura, conservação. O exemplo é didático: os embutidos protéicos (carnes e derivados) eram difíceis de embalar pelo desenvolvimento de microrganismos. Entre os mais perigosos o botulismo. O agregado de açúcar, nitratos e nitritos antes da pasteurização eliminou este tipo de risco. Risco, ainda hoje utilizado para pressionar o uso de mais tecnologia, investimento e seleção empresarial, eliminando os fabricantes pequenos A contaminação biológica cedeu lugar à contaminação química, protegida e instrumentalizada pelo Estado. A quantidade de chumbo e mercúrio nas latas era tão grande que matou toda una expedição norueguesa no Pólo Norte, somente academicamente descoberto quase duzentos anos depois.

Em 1870 o II° Reich entrava em guerra contra França pelas reservas de Carvão e Ferro da Alsácia - Lorena, pois necessitavam garantir energia e matéria prima para sua industrialização. Nesta guerra apresentaram pela primeira vez "projétil" ou "munição industrial" pré-fabricada e galenas de comunicação. O interessante é que o produto militar saía das fábricas "civis" do barão von Liebig. Uma fábrica civil que podia se transformar em militar. Era uma garantia sem custos extras para o Estado e devia ter muito mais poder por parte do governo e sociedade, assim, toda a pólvora era obtida de modificações do Nítrophoska (Carvão, Enxofre e Nitrato de Potássio) e outros compostos químicos para explosivos complexos de futuro civil e militar. Na Alemanha não havia total aceitação da nova tecnologia, mas o governo e a economia não permitiam contestações. Os livros "Das Leben", "Die Makrobiotika", "Pães de Pedra" de Julius Hensel foram impedidos de divulgação. O uso de rochas moídas (Farinhas de Rochas) na Holanda, Suíça e Alemanha era uma tradição, mas contrariava interesses industriais.

Os ingleses perceberam que os alemães com acesso ao petróleo teriam grandes vantagens e em pouco tempo dominariam a economia financeira do planeta. Junto com holandeses e norte-americanos, bloquearam o acesso alemão ao novo combustível. Os alemães por não terem petróleo, combustíveis líquido capaz de se autotransportar e de propriedade de empresas privadas, sabiam que presos às ferrovias e energia sólida do carvão mineral perderiam sua competitividade pela necessidade de desenvolver a química do petróleo. A solução era ir à guerra para ter acesso ao petróleo.
Assim perderam a Primeira Guerra Mundial. O nobre von Liebig já falecido (suicídio) perdeu suas empresas que tiveram que indenizar os ganhadores (ingleses, franceses) por isso a patente do leite em pó, frigoríficos Liebig passaram a se chamar ANGLO em 1920, com participação da coroa inglesa ... Em meados dos anos 70 o ditador Bordaberry nacionalizou, pois estavam diminuindo as margens de lucro da Coroa ...

O emprego de fertilizantes químicos não provocou no início, um grande desequilíbrio ou impacto na vida e no solo, mas, a cada dia uma, maior solubilidade e concentração através da síntese aumentaram o uso e os impactos crescentes, que aumentaram na emergência da guerra.
Ao grande impacto dos fertilizantes concentrados, em doses crescentes se agregaram os fungicidas e herbicidas, os primeiros impedindo a formação dos liquens e os segundos, mais catastróficos, destruindo o acúmulo de Carbono para a nutrição dos microrganismos e formação de Matéria Orgânica no solo.
Isto imporia as doses crescentes de fertilizantes para aumentar a produção, mas mascarar a diminuição na qualidade das colheitas, alimentos e produtos com muita água, poucos minerais, mínima durabilidade e baixo valor nutricional. Por isso, a crise dos alimentos iniciou na Alemanha em 1910 com o uso de inseticidas arsenicais em batatinha, hortaliças e parras, mas ficou preterida pela ação policial da Saúde Pública e, principalmente, pela Primeira Grande Guerra Mundial.

No final da guerra, entre todas as crises alemãs, a discussão sobre o Arsênico ganhou as organizações camponesas e sanitárias. Restando às autoridades governamentais de Saúde Pública a introdução do conceito tolerância a uma quantidade de veneno intencional sobre os alimentos, mesmo quando os sanitaristas e epidemiologistas comprovavam os altos riscos cancerígenos do Arsênico para pulmão, fígado e pele. O pior era a destruição da ética na produção de alimentos e consolidação da ideologia totalitária eugenista.
Mas, não foram somente estas discussões que preocuparam aos alemães derrotados, humilhados e endividados pelo armistício de Versalhes. Com o retorno à vida civil, o impacto sociocultural da mudança de regime (proclamação da República) imposto pelos vitoriosos fez as ruas, praças, associações, clubes e sociedades alemãs ferverem freneticamente. Nas discussões e debates públicos, os camponeses alemães levantaram a questão: "De todas as crises, a pior é a da má qualidade dos alimentos, pois somente com uma agricultura com alimentos de qualidade poderemos enfrentar todas as situações adversas de humilhações, pagamento de dívidas e reconstrução nacional."

Os agricultores reclamavam que ano após ano aumentava a necessidade de aplicação de fertilizantes químicos solúveis para manter a produtividade e isso encarecia os custos e diminuía seu lucro, mas a qualidade dos alimentos produzidos diminuía. Mas, nem uma nem outra observação era possível de ser vista pelas autoridades do governo, somente interessado no consumo de energia, maior arrecadação de impostos e taxas para garantir o crescimento econômico que permitiria pagar as dívidas contraídas.

O período anterior à Guerra era de grande florescimento na ciência alemã, com conotações próximas ao místico, que desprezava o poder de manipulação industrial e político, mas a Sociedade Teosófica Alemã estava em uma séria dissidência interna. Entre o grupo dissidente estavam um filósofo e alguns cientistas que escutaram o chamamento dos camponeses e resolveram participar de sua solução. Rudolf Steiner, um filósofo (croata) coordenou os científicos interessados na solução da contaminação e má qualidade dos alimentos alemães, ao mesmo tempo em que realizava um conjunto de conferências sobre uma nova agricultura autodenominada de antroposófica ou biodinâmica, que, para os leigos e detratores, tinha uma profundidade mística. Alexander Chayanov no livro "A viagem do meu irmão Alexei ao país da Utopia Camponesa" cita o modelo de agricultura, até a raça dos animais adotados pelos alemães, não pelo misticismo, mas pela profundidade e avanço tecnocientífico. Nesta sociedade havia um grande número de cientistas que procuravam novos espaços investigativos na ciência. O casal Eugen e Lily Kolisko se apresentou para estudar o problema e procurou aplicar a técnica de cromatografia descoberta em 1902 pelo botânico russo Mikhail Tswett. Consistia em uma coluna de vidro cheia de um pó fino inerte. Ao passar nesta coluna qualquer mistura de substâncias eram separadas por meio de solventes líquidos. A técnica se chamava cromatografia, pois a maioria das substâncias separadas possuía cor própria ou era identificada por meio de reações especiais de agentes corantes. Foi uma revolução mundial, o novo tipo de análise.

O casal russo, Nicolai Izmailov e Maria Schraiber substituiu a coluna de vidro difícil de encher e padronizar por folhas de papéis de filtro, e as substâncias misturadas também separavam e permaneciam como documento em auto-registro. Características químicas e físicas das substâncias são únicas, assim como sua cor. Ao ser arrastada sobre uma superfície do papel (ou coluna de vidro com partículas) por uma solução cria o cromatograma. Ele é idêntico em qualquer lugar do planeta, por seguir as leis newtonianas da física. Esta separação é específica para cada substância química, podendo separar e identificar, até mesmo isótopos de um mesmo elemento químico. Isso tinha rapidez, eficiência, menor custo e, principalmente, trabalhava com pequeníssimas quantidades. Esta cromatografia conseguiu passar os últimos 80 anos e se manteve como a principal técnica analítica de identificação e separação laboratorial. O famoso cientista James Lovelock a utilizou para construir um cromatágrafo gasoso, onde o papel foi substituído por una coluna cheia de suporte de alta superfície e a solução líquida foi trocada por um gás de arraste e um sistema eletrônico de detecção. Com ele determinou a contaminação ambiental pelos gases clorados nos oceanos, nuvens e a destruição da camada de Ozônio.

As análises de amostra de solos feitas por Lily Kolisko eram muito profundas, pois mediam a interferência da Lua e planetas sobre a ascensão dos sais dissolvidos nos líquidos e receberam o nome de "Dinamolisis Capilar". Outro que se apresentou para colaborar foi o jovem químico Dr. Ehrenfried Pfeiffer (1899-1961), que tinha investigações para detectar doenças como sífilis, tuberculose ou câncer sem invadir a privacidade ou expor o paciente a preconceito. Ele utilizava uma solução de sais de Cobre (Cloreto de Cobre") que em contato com fluídos corpóreos (escarros, urina, soro sanguíneo etc.) formavam uma cristalização sensitiva diferenciada entre organismos sãos e enfermos.

O terceiro foi o engenheiro Theodor Schwenk, que estudava a água e dizia que a água tem a capacidade de se impregnar com a energia das substâncias que passam por ela. Ele aplicou sua metodologia à questão: Pendurava uma gota de solução do solo em uma agulha a determinada distância de um vidro plano e por meio de uma fotografia feita no momento do choque da gota com a superfície. Através da fotografia era possível ver a forma da gotículas e saber a qualidade da energia da substância.

O trabalho destes cientistas era frenético em Stuttgart, mas perseguidos pelos militantes nazistas, emigraram para a sede em Dornach na Suíça. Na Alemanha havia a tensão pelas dívidas, inflação e grandes insatisfações políticas com o governo. Grandes banqueiros e industriais desejavam uma solução imediata e passaram a financiar as atividades de grupos políticos populistas totalitários como os nazistas de

Adolf Hitler que já haviam intentado um "putsch" em Munique (Baviera) e foram depois condenados, indultados. Os partidários do nazismo eram contrários às pesquisas sobre a qualidade do solo e alimentos dos antroposofistas, vão à Suíça e incendeiam sua sede na passagem do ano, em 1923, acusando as relações dos mesmos com judeus e comunistas.

O químico Pfeiffer percebeu que a fertilidade do solo é complexa, onde micróbios criam, transformam e destroem continuadamente complexas moléculas orgânicas e inorgânicas e vice-versa, então para compreender este universo se pôs a estudar microbiologia. A Microbiologia do Solo é muito antiga, mas uma ciência relativamente nova. Seus cientistas mais conhecidos, começando pelo inventor do microscópio Antonie van Leeuwenhoek (1632 -1723) e seu primeiro autor (Micrographia, 1665) Robert Hook (1635 -1703). Os pioneiros mais célebres que desenvolveram a microbiologia do solo foram Serge Winogradsky (1856 -1953), Martinus Beijerinck (1851 -1931), Salman Waksman (1888-1973) e Alexander Fleming (1881 -1955), pois iniciaram os estudos que hoje deságuam na ecologia microbiana, qualidade ambiental, biodegradação e restauração da vida no solo. A Microbiologia do Solo é a parte da edafologia dedicada ao estudo dos microrganismos do solo, suas funções e atividades e seus componentes básicos são água, minerais, gases e a matéria orgânica no solo. Hoje, é um ecossistema vivo e possui cinco características: movimento, respiração, geração de calor, digestão e evolução. Os microbiólogos do solo enfocam dois aspectos em seus estudos: taxonomia e metabolismo.

Pfeiffer se ocupou da transversalidade entre a química, fertilidade e vitalidade do solo que, hoje, em função da matriz biotecnológica, é denominada de Saúde do Solo. Formulou a Teoria da Vitalidade do Solo baseada na diversidade de microrganismos que em suas membranas transformam orgânico em mineral e vice-versa, onde entropia volta à energia livre que realiza trabalho e se transforma em entropia, para que os autotróficos transformem em gás carbônico de excreção, em matéria orgânica para sua alimentação, como na Banda de Moebius, dentro e fora mudando o sentido.

Hitler necessitava de uma agricultura industrial de química e aço, que consumisse intensivamente fertilizantes, agrotóxicos, mecanização agrícola, componentes e matérias-primas, pois isso era a forma de baratear o custo da reestruturação do poder financeiro e militar alemão.

Os estudos sobre vitalidade do Solo feitos na Suíça por Pfeiffer eram aplicados em Loverendale (Países Baixos) por agricultores biodinâmicos. Pfeiffer já havia visitado os EUA em 1933 e tornou-se conselheiro dos agricultores biodinâmicos dos Estados Unidos, e em 1937 aceitou trabalhar para o Hahnemann Medical College (Filadelfia) onde recebeu o título de Doutor em Medicina por sua cristalização sensitiva para detecção de enfermidades. Amedrontados, Eugen e Lilly Kolisko, fugiram para Londres e em 1938 editaram o livro "Agricultura of Tomorrow" (Agricultura do amanhã). Pfeiffer emigrou com sua filha e esposa para os EUA em 1940 fugindo das tropas nazistas que avançavam na França. Nos EEUU, Dr. Pfeiffer quis trabalhar com o lixo urbano da cidade de Nova Iorque, que era manipulada e explorado pelas "máfias" e não havia interesse no manejo de compostas, mas de lavagem de dinheiro público e privado.

E compreensível o fato do Dr. Pfeiffer não ser levado a uma universidade ou instituto de pesquisas, pois, os EUA, em 1933, através de New Deal, haviam adotado o modelo de Liebig para sua agricultura e com 43 milhões de dólares do Rockefeller Brothers Fund foi construído o maior programa de consumo de fertilizantes do mundo o Tennessee Valley Authority - TVA, com a produção industrial de fertilizantes de reação química como Superphosphate Sim Pie - SSP; SuperTriplePhosphate - STP; MAP; DAP; KCI; UREIA e outros. Ele permitiu ainda concentrar urânio e plutônio em Oak Ridge para a fabricação da Bomba atômica que derrotou os japoneses na Segunda Guerra Mundial. Se calculamos o que os fertilizantes no mundo representam, desde então, para a economia norte-americana, os valores ultrapassam bilhão de dólares/ano. A realidade não mudou por isso a nova ordem determina que a agricultura mude o nome: agrobusiness. Este programa nos nossos dias rende para os EUA mais de 9 bilhões de dólares anuais em remessas, patentes e direitos ... E pensar que os primeiros quatro navios carregados de adubos importados por von Liebig foram atirados ao mar por não haver compradores em 1842 ...

E interessante que a alternativa ao uso de fertilizantes químicos solúveis (sintéticos) eram as Farinhas de Rochas. O livro "Pães de Pedra" escrito em 1891 e 1893 foi destruído, mas teve uma terceira edição em 1941, logo após o início do inverno na Operação Barbarossa (Stalingrado), na tentativa de prolongar a agonia alemã na Segunda Guerra Mundial. Este livro ficou 110 anos escondidos, os últimos 60 nas mãos dos aliados vencedores da guerra. Hoje está patenteado nos EUA com prefácio atualizado demonstrando sua importância para combater o Efeito Estufa da Mudança Climática.

Nos EUA, o Dr. Pfeiffer pode terminar o desenvolvimento do método de determinação da vida e saúde do solo e solucionar a questão dos camponeses alemães. Isto ficou totalmente restrito, sem divulgação, para evitar prejuízos aos negócios financeiros e industriais. O mundo havia mudado. Para fazer eugenia não é mais necessário campos de concentração e extermínio.

O que é a Cromatografia de Solo de Pfeiffer?
E uma "análise de solo integral", que permite o diagnóstico e acompanha seu tratamento de forma auto-interpretativa (pelo próprio agricultor).
Para um agricultor (ou agrônomo) a Análise de Solo indica números, quantos miliequivalentes de determinado mineral ou minerais está em seu solo, qual é seu pH estático e qual a porcentagem de matéria orgânica, conforme os interesses acordados por von Liebig em Göttingen, Alemanha, e seu pupilo J.H Gilbert em Rothamstead, Reino Unido, com finalidade de garantir os interesses no comércio de fertilizantes industriais. Entretanto, estes parâmetros e valores jamais foram indicativos da higidez ou saúde do solo, nem permite prognósticos sobre o que se está fazendo. Eram meros produtos da ciência positiva de interesse industrial transformados em crença, ideologia e resultados.

A cromatografia de solos permite de forma rápida, fácil e barata uma leitura pelo próprio agricultor da situação de seu solo através do tempo-espaço da mesma forma que um pai acompanha o crescimento, desenvolvimento, estado de saúde física e mental do filho, com capacidade de intervenção, quando for necessário.

O que se busca, então, em um cromatograma?
Busca-se a leitura da vida, ou melhor, da "qualidade de vida do solo" em determinado momento. Isto é facilmente visualizado em um cromatograma, através da harmonia de cores e desenhos entre todos os diferentes componentes (mineral, orgânico, energético, eletromagnético) do solo. Assim é possível saber se um determinado mineral está em harmonia com a matéria orgânica, pH, biodiversidade de microrganismos ou grau de oxidação/redução de enzimas, vitaminas e proteínas e como se pode alterar positivamente a situação encontrada para alcançar esta meta.
Lembremos que a qualidade de uma Filarmônica não se mede pelo número de violinos, violoncelos clélrinetes, flautas, tambores ou pratos que a compõem, mas pela habilidade na execução de cada instrumento em harmonia nos acordes no cumprimento da métrica regida, que é mais importe que o número de instrumentos ou porcentagens. Contudo, na execução musical ou no cromatograma é possível observar os mínimos detalhes e cinética da atividade enzimática específica durante a fermentação ou equilíbrio protêico na formação da matéria orgânica do solo. E isto vai depender do aprendizado de quem o está realizando, o próprio agricultor e sua família ... O cromatograma é uma radiografia do solo e planta.
Este método de Cromatografia Circular Plana permite também avaliar a qualidade dos alimentos nele produzidos.

4 comentários:

  1. Olá, gostaria de conseguir o livro impresso ou PDF, PÃES DE PEDRA versão traduzida para português.
    Alguém teria para disponibilizar, ou como faço para adquirir.

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA DE COMPRAR OU ME ENVIAR O PDF DO LIVRO PÃES DE PEDRA TENHO OUTRO EMAIL TAMBÉM as.agro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, gostaria muito de ob
    ter o PDF desse livro Pães de Pedra.

    ResponderExcluir
  4. Entre no nosso grupo, lá o pessoal tem https://chat.whatsapp.com/Hr3kFacSsbW7gru8BOfBM0

    ResponderExcluir