3 de agosto de 2011

Esquema de Interpretação Bíblica

Questões para iniciar a conversa:
1. Como você lê e interpreta um texto bíblico?
2. O que você procura no texto bíblico?
3. O que você pergunta ao texto bíblico?

Fazer estas perguntas ao texto bíblico, qualquer texto bíblico:

1.O que diz o texto?
2.O que me diz o texto?
3.O que o texto nos faz dizer e fazer?
4.O que o texto não diz ou esconde?
5.Conflito Central e quem envolve? (classificá-lo em: sócio-econômico-político-ideológico)
6.Conflitos secundários e quem envolve?
7.Contexto do texto, no livro e do livro. O que diz o texto anterior e posterior?
8.Textos semelhantes em outros livros, compare as diferenças e semelhanças
9.Tempo ou época do acontecimento relatado
10.O texto é um mito, lenda, oração, poesia, canto, lei, novela, relato histórico, apocalíptico, parábola, car-ta?
SOCIAL
11.Nomes (mulher ou homem), prática e jeito de cada um e posição social/econômica/política/cultural/ religiosa
12.Títulos que as pessoas recebem, o que isto significa e influência que exercem por isso
13.Pessoas sem nome e sua prática e posição social
14.Lugares geográficos / cenários / espaços
15.Palavras ou expressões repetidas e seu significado
16.Posição da comunidade e/ou grupo frente ao conflito central
17.Características da comunidade e/ou grupo
18.Como aparecem os cinco sentidos no texto
19.Sentimentos que aparecem no texto – de amor, ódio, vingança, raiva, misericórdia, afeto, familiar, organização, luta, rivalidade, esperança, desespe-rança, etc.
20.Relações sociais
21.Relações afetivas
22.Relações com a ecologia
23.Relações culturais
24.Relações familiares
25.Relações étnicas
26.Relações entre puros e impuros
27.Relações comunitárias
28.Estruturas de dominação e de libertação
29.Espaço vivencial da mulher e/ou outros marginali-zados (casa, trabalho, cultura, política, economia, religião)
30.Posição da mulher e/ou outros marginalizados: seu papel, se aparece diretamente ou não e por que?
31.Como o texto pode ser recontado numa perspectiva feminista, negra, indígena?
32.Como escutar a voz dos grupos escondidos, oprimidos, calados no texto?
33.Qual a relação do texto com as estruturas de domi-nação ou de libertação?
34.Esse texto motiva e fortalece a luta das mulheres e de outros grupos oprimidos? Como?
35.Relações de gênero
ECONÔMICO
36.Profissões
37.Relações de trabalho
38.Relações econômicas
39.Quais as pessoas empobrecidas ou ricas
40.Quais os problemas econômicos que aparecem
41.Quem explora o povo e/ou grupo e como acontece a exploração e conseqüências disto
42.Sistema econômico: qual é e como se articula
POLÍTICO
43.Grupos/pessoas, como se articulam, sua posição social e importância no texto
44.Tempo (no texto, da e na história, do livro, do au-tor)
45.Fatos/acontecimentos
46.Relações militares
47.Relações políticas
48.Relações internacionais
49.Relações jurídicas
50.Relações históricas
51.Relações de poder (quem tem e a quem se dá)
52.Há alguma postura ou denúncia profética: de quem, contra quem e quais as reações que ocorrem
53.Relações de organização dos oprimidos e opresso-res, quem são e seus objetivos
54.Organização do Estado, seu objetivo, seu papel, for¬mas de repressão e controle social
55.Organização do povo, seu papel e suas formas de luta
56.Elementos de libertação e de opressão
57.Como acontece a luta de classes no texto, que clas-ses estão envolvidas e qual a posição de Deus/Jesus nesta luta de classes?
58.Mudanças que ocorrem, como ocorrem, com quem ocorrem e suas conseqüências
IDEOLÓGICO
59.Posição de Deus/Jesus frente ao conflito central
60.Relações cultuais
61.Relações ideológicas
62.Relações éticas
63.Relações educativas
64.Símbolos
65.Relações de exclusão e de inclusão
66.Relações religiosas
67.Como e que espiritualidade aparece (profética, contemplativa, opressora)
68.Relações com outros deuses - idolatria
69.Adoram Deus/Jesus de maneira falsa, como?
70.Fé como:
a) Acomodação - Reprodução da Ideologia Dominante
b) Resistência - Transformação/Esperança/Libertação
71.Relação entre fé e vida no texto e como se dá esta relação hoje a partir do texto?
72.De que perspectiva o texto foi escrito, quem o transmite, quem o escreveu?
73.O texto ajuda na libertação das mulheres e dos ho-mens ou ele justifica a estrutura vigente, da época e de hoje?
74.No texto, o que é palavra de Deus/Jesus e o que são palavra de pessoas (homens ou mulheres)?
75.O que há de novo no texto em relação à história, à dominação e opressão, à tradição, à lei, aos costu-mes, à economia, à ideologia, à cultura, à fé, à Deus/Jesus?
76.O que o texto combate?
77.O que e a quem o texto ameaça?
78.Propostas do texto, da comunidade, das pessoas, dos diversos grupos, de Deus/Jesus
79.Avanços e limitações do Estado / Povo / Grupo/ Comunidade / Pessoa.
80.Que interpretação se tem dado a este texto e ela confere, por que?
81.Que nova prática de vida este texto propõe?
82.Como podemos ler e descobrir a nossa realida-de/situação de hoje a partir deste texto?
83.Se lermos a nossa realidade pessoal e a realidade brasileira de hoje a partir destas 82 questões, a que resultados chegaremos?

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