20 de agosto de 2011

Uma Visão Bíblica do Planejamento Missionário de Jesus

1. Leitura da Realidade e Proposta para superar esta realidade
Proposta: Lc 4.42-44; Lc 16.16 – Anúncio do Reino de Deus via
Programa: Lc 4.18-19 – O Programa de Jesus é uma denúncia profética e está construído em cima da leitura da realidade opressiva em que o povo vivia para superar esta realidade em que se proclama o anúncio para evangelizar os pobres, proclamar libertação aos cativos, restauração da vista aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos e apregoar o ano jubilar, conforme as palavras do profeta Isaías 61.1-9.

2. Encaminhamentos para viabilizar sua Proposta e seu Programa:
Prática de Jesus: Lc 7.18-23 – Jesus não fica apenas nas palavras e viabiliza e concretiza a sua proposta e o seu programa.

3. O Discipulado: O processo revolucionário do Reino de Deus é um processo coletivo e por isso Jesus não faz tudo sozinho. Ele convida mais pessoas (discípulos/as; sacerdócio geral de todos os crentes: 1 Pe 2.9) para participar do processo de libertação que Deus quer iniciar com o seu povo pela construção do Reino de Deus. No AT ele convidou Moisés, Arão e Miriã e no NT ele convoca os/as discípulos/as.
Organização da Prática Missionária via discípulos:
1º círculo de discípulos ao redor de Jesus – Lc 5.1-11 – o grupo dos 12 discí-pulos (Mc 3.13-18)
Tarefa dos discípulos – Mc 6.7-13: envio dos doze de 2 em 2
2º círculo de discípulas ao redor de Jesus – Lc 8.1-3 – o grupo das mulheres
Tarefa das discípulas – dar assistência com seus bens para garantir a infra-estrutura financeira para poder viabilizar o projeto do Reino de Deus.
3º círculo de discípulos ao redor de Jesus – Lc 10.1-9 – o grupo dos 70
Tarefa dos discípulos – envio dos 70 de 2 em 2 para o anúncio e a prática do Reino de Deus.

4. Avaliação da prática missionária:
Avaliação da prática missionária dos doze – Mc 6.30-32
Avaliação da prática missionária das mulheres – Mc 15.40-41 com a proposta de seguir Jesus até a cruz e servir com os seus bens.
Avaliação da prática missionária dos setenta – Lc 10.17-21 (Jesus louva a Deus porque ele revelou aos pequenos, v.21)

5. A Metodologia de Jesus em sua Prática Missionária.
Em Lc 24.13-35 aparecem os três passos importantes da prática missionária e pastoral de Jesus Cristo:
1º Prática - Análise de Conjuntura - v.v. 13-24
Os discípulos fazem um relato dos acontecimentos depois que Jesus perguntou: “O que vos preocupa e sobre o que estais falando?” v. 17.
2º Teoria - Iluminação bíblica em cima e a partir da realidade levantada - v.v. 25-27
Jesus faz uma leitura da Bíblia para iluminar esta realidade relatada pelos discípulos para que possam entender a sua realidade e a vontade de Deus.
3º Prática - Nova Prática - v.v. 28-35
A nova prática e o entendimento surgem a partir do partir pão do Cristo ressurreto (Mt 26.26-29 – Ceia do Senhor). Desaparecem o medo e a cegueira (Lc 4.18: restauração da vista aos cegos) e os discípulos não fogem mais, mas vão enfrentar o sistema e construir o Projeto do Reino de Deus – vão para Jerusalém – onde constroem uma nova sociedade (At 2.42-47) com uma nova prática sócio-econômica-político-cultural a partir da fé no Cristo ressurreto. Da nova prática surgem ações concretas a partir da fé no Cristo ressurreto para enfrentar e transformar a realidade.
Esta visão bíblica da Prática Missionária de Jesus Cristo pode nos ajudar no pla-nejamento de nossa prática missionária como comunidade cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário